Docente e discentes da Escola de Enfermagem representaram a UNIFAL-MG no principal Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal e Pediátrica

A UNIFAL-MG esteve presente no X Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal e Pediátrica, realizado de 9 a 11 de outubro, em Belo Horizonte-MG, com a participação de docente e discentes do curso de Enfermagem. O evento, considerado o principal congresso da área, destacou palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos organizados nos eixos “O cuidado aos recém-nascidos, crianças e adolescentes nas redes de atenção à saúde nas crises sanitárias e ambientais”, “Desafios e estratégias no processo de trabalho dos profissionais de enfermagem neonatal, pediátrica em tempos de crises sanitárias e ambientais” e o  “Processo de pesquisar e a ciência da implementação na enfermagem neonatal, pediátrica e do adolescente”.

Na ocasião, os membros da comunidade universitária da UNIFAL-MG apresentaram os “O cuidado da sepse neonatal em unidade de terapia intensiva: revisão de escopo” e “Construção do protocolo de sepse neonatal pela equipe interprofissional” pelo professor Denis da Silva Moreira, da Escola de Enfermagem, e “Sinais e sintomas na detecção precoce da sepse neonatal: revisão de escopo”,  pela discente Amanda Gonçalves Borges. Também participaram do evento, as discentes Bruna Paiva da Silva, Luiza Niz Chagas Silva, Amanda Gonçalves Borges, Yasmin Vieira da Silva e Savana Raabe de Oliveira, estudantes da Liga Acadêmica de Enfermagem Neonatal e Pediátrica (LAENP).

A UNIFAL-MG participou com três trabalhos no X Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal e Pediátrica. (Foto: Arquivo Pessoal)

Além da apresentação de trabalhos, o professor da UNIFAL-MG integrou a mesa “Práticas de cuidado ao adolescente em situações de crises sanitárias” e mediou a sessão “O processo de ensinar e aprender para o cuidar especializado do recém-nascido, criança e adolescente”, com apresentação oral de trabalhos. Denis Moreira também participou de dois cursos pré-congresso: “Práticas seguras no sistema de medicação em enfermagem pediátrica” e “Estratégias de ensino na enfermagem pediátrica e neonatal”.

Para ele, como responsável pela disciplina de Enfermagem Neonatal e Pediátrica, foi importante representar a UNIFAL-MG em um evento de extrema relevância para a área da criança e adolescente. “Vale salientar que as reflexões teóricas científicas que emergiram das apresentações e também a possibilidade de network contribuirão para uma qualificação ainda maior em relação às atividades docentes nos pilares universitários do ensino, pesquisa e extensão executadas na UNIFAL-MG no âmbito da infância e adolescência”, destacou.

Conforme explicou o professor Denis Moreira, a motivação da escolha do tema do X Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal e Pediátrica, foram os desdobramentos históricos, sócio culturais, políticos, econômicos, que envolveram o processo saúde-doença-cuidado no cenário da Covid-19 e os desafios para um olhar ainda mais qualificado a infância e adolescência em meio a crises sanitárias e, também, o período pós-crise.

“Nesta perspectiva, foram apresentadas questões relevantes para área da saúde, em especial a enfermagem e também para a sociedade que propiciaram reflexões sobre o cuidado ao neonato, à criança e ao adolescente no contexto de crises sanitárias e ambientais, sendo ancoradas as ponderações nos pilares universitários do ensino, pesquisa e extensão”, concluiu.

Trabalhos científicos apresentados no Congresso

– Sinais e sintomas na detecção precoce da sepse neonatal: revisão de escopo. Autores: Amanda Gonçalves Borges,Tatiana Albina Daniel de Lima,Isabelle Cristinne Pinto Costa, Maria Betânia Tinti de Andrade, Patrícia Scotini de Freitas, Denis da Silva Moreira;

– O cuidado da sepse neonatal em unidade de terapia intensiva: revisão de escopo. Autores: Tatiana Albina Daniel de Lima,Amanda Gonçalves Borges, Adriana Olímpia Barbosa Felipe, Isabelle Cristinne Pinto Costa, Patrícia Scotini de Freitas, Denis da Silva Moreira;

– Construção do protocolo de sepse neonatal pela equipe interprofissional. Tatiana Autores: Albina Daniel de Lima, Amanda Gonçalves Borges, Adriana Olímpia Barbosa Felipe, Isabelle Cristinne Pinto Costa, Patrícia Scotini de Freitas, Denis da Silva Moreira.

Com informações de Denis da Silva Moreira, da Escola de Enfermagem.