Estudantes da educação básica exploram o caminho do conhecimento durante mostra de profissões da Universidade

UNIFAL-MG PARA VOCÊ proporcionou aos visitantes uma imersão na vida acadêmica

A transição da educação básica para o ensino superior é um dos momentos mais importantes na vida de um estudante. Escolher qual profissão seguir é uma decisão complexa, com implicações de longo prazo. Para ajudar no processo de escolha, a UNIFAL-MG promove anualmente a mostra de profissões UNIFAL-MG PARA VOCÊ, que proporciona uma imersão na atmosfera acadêmica. A edição de 2023 aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de outubro, quando a comunidade universitária se mobilizou para receber os cerca de 3.000 estudantes do ensino médio, de escolas públicas e privadas da região.

O evento começou na terça-feira (17) no campus Poços de Caldas, com atividades simultâneas acontecendo em espaços como hall dos prédios, salas, estacionamento, gramado e auditório. Na quarta-feira (18) foi a vez da recepção no campus Varginha, também com apresentação de cursos e projetos em vários estandes montados na quadra poliesportiva e no hall dos prédios A e D. A visitação à Sede em Alfenas ocorreu na quinta-feira (19), com estandes montados em frente ao prédio V e em frente ao posto da agência do Banco do Brasil. O roteiro de visitação envolveu também laboratórios e espaços abertos da Universidade.

Geraldo Liska – coordenador do evento. (Foto: Arquivo/Dicom)

Ao fazer um balanço sobre o evento, o diretor de Concursos e Processos Seletivos, Geraldo Liska, que também foi o coordenador do evento, afirma que a mostra de 2023 contou com maior participação das escolas da região. “Em Alfenas, 34 escolas se inscreveram, incluindo escolas de Alterosa, Areado, Boa Esperança, Caldas, Campestre, Campos Gerais, Conceição da Aparecida, Elói Mendes, Fama, Machado, Nova Resende, Paraguaçu, Poço Fundo, Santana da Vargem, São João da Mata, Três Pontas e de Alfenas”, conta.

Para acolher os estudantes em todos os campi, a Universidade criou uma comissão com representantes de campus para garantir a organização das atividades e a recepção aos visitantes. Em Alfenas, os responsáveis foram os servidores, Geraldo Liska e Raquel de Figueiredo Ananias; em Poços de Caldas, Carolina Del Roveri e Thaís Gama de Siqueira; e em Varginha, Lidia Noronha Pereira. A equipe contou também com o apoio dos servidores que integram a Comissão de Divulgação Institucional do Campus Poços de Caldas e a Comissão de Divulgação dos Cursos do Campus de Varginha.

Conforme o servidor Geraldo Liska, na Sede, os estudantes demonstraram interesse especial para participar dos experimentos em laboratórios, otendo em vista a apresentação dos cursos das áreas de saúde, exatas e biológicas. “Os alunos gostaram muito dos experimentos de Física, Química, visita aos laboratórios de Biologia”, narra. “Cada curso tinha a sua particularidade e foi muito gratificante o empenho de todos eles”, enfatiza.

Impressões dos visitantes
Tiffany dos Santos, de Boa Esperança. (Foto: Arquivo/Dicom)

Essa oportunidade de participar de experimentos foi destacada por Tiffany dos Santos, do 2º ano da Escola Estadual Casimiro Silva, de Boa Esperança, como um dos diferenciais da mostra de profissões. “O experimento é muito legal porque a gente aprende mais quando vê na prática acontecendo: ou quando pode fazer os experimentos ou escutar ou ver as pessoas que estão apresentando, fazendo”, afirmou.

Daniel Azevedo, de Campos Gerais. (Foto: Arquivo/Dicom)

Assim como ela, Daniel Azevedo, do 2º ano da Escola Estadual Monsenhor Teófilo Saéz, de Campos Gerais, apreciou a possibilidade de participar de um experimento. “Eu fiz o experimento do curso de Química, da gasolina pura e nesse teste a gente viu que a gasolina do posto não é 100% pura”, contou. Apesar de não ter definido ainda qual curso irá fazer, o estudante entende que a área pode ser interessante. “É um caminho para entrar no mercado de trabalho”, compartilhou.

Acompanhada pelas colegas do 1º ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Alfenas, Júlia de Ávila afirmou ter começado a visitação pelo curso de Química, pela afinidade que tem com a área de exatas e se surpreendeu com o experimento apresentado no laboratório. “Foi muito legal para a gente ter um primeiro contato com a Química e o experimento foi superinteressante. Agora que vi que eles falaram que tem bastante cálculo, eu me interessei mais ainda”, disse, acrescentando que a Química pode ser a escolha da profissão dela no futuro.

Sara de Cássia, Letícia Maria e Júlia de Ávila, de Alfenas. (Foto: Arquivo/Dicom)

Diferente da colega, Sara de Cássia disse que gosta mais da área de saúde, mas se mostrou entusiasmada com as demonstrações de todos os cursos. “Estou muito empolgada e achando muito interessante”, disse. “É uma universidade que eu tenho vontade de cursar”, confessou.

Letícia Maria revelou ter gostado muito da apresentação do curso de Química também e observou o envolvimento dos universitários para tirar todas as dúvidas dos visitantes. “Gostei muito do curso de Química também e vi o quanto os alunos se preocuparam em fazer uma apresentação que agradasse os estudantes”, comentou.

Magna Elias, de Alfenas. (Foto: Arquivo/Dicom)

O foco de interesse de Magna Elias, do 3º ano, foi um curso que ela nem esperava. “Eu nunca tinha visto a Biomedicina de tão perto, eu nunca tinha tido interesse e gostei muito. Estou vendo da área de saúde também”, disse. Segundo ela, não são todos os estudantes de ensino médio já sabem qual curso irão fazer. “Nem todo mundo do terceiro ano sabe o que quer. Eu acho muito interessante expor um pouco de cada curso para gente ter noção do jeito que é”, salientou sobre a mostra promovida pela UNIFAL-MG.

Lucas de Almeida, de Alfenas. (Foto: Arquivo/Dicom)

Pela primeira vez visitando a UNIFAL-MG, o estudante Lucas de Almeida, da Escola Estadual Samuel Engel, de Alfenas, comentou suas impressões sobre os cursos e a Universidade. “Eu achei a UNIFAL-MG muito boa, ela é muito grande. Com certeza eu gostaria de estudar aqui”, disse.

Gabriel Mile e Talita Moreira, de Alfenas. (Foto: Arquivo/Dicom)

O experimento do curso de Física, envolvendo um dispositivo de choque elétrico, organizada pelos acadêmicos do curso de Física, ganhou a opinião dos visitantes. Gabriel Mile Jorge Carvalho, do Estadual de Alfenas e Talita Moreira, também de Alfenas, indicaram a experiência como a que mais chamou a atenção na visita à UNIFAL-MG.

Confira como foi a mostra em cada campi:

Alfenas

Na Sede, a movimentação iniciou com a visitação aos estandes dos cursos e de projetos. Cada curso e cada projeto preparou uma forma de apresentar o que é estudado, quais as atividades e o foco da área, incluindo até mesmo algumas demonstrações práticas.  Os estudantes também foram guiados pelos acadêmicos até os laboratórios para conhecer os experimentos e participar da realização.

Universitários explicam aos estudantes um pouco da prática dos cursos nos estantes. (Foto: Arquivo/Dicom)

Durante a visita, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer, por exemplo, os auxílios disponibilizados aos ingressantes, os materiais pedagógicos adaptados para atender estudantes com deficiência e outras ações e espaços inclusivos. A visita ao centro esportivo possibilitou conhecer a Liga das Atléticas, que apresentou como funcionam as atividades esportivas e os torneios.

Para entender as formas de ingresso e o que compõe o complexo universitário da UNIFAL-MG, os estudantes foram convidados a participarem da palestra ministrada pelo diretor de Concursos e Processos Seletivos, Geraldo Liska, no auditório Leão de Faria.

O hall do prédio V foi palco para a atração cultural do evento com a apresentação da banda os “Astrofísicos”, formada por músicos universitários do curso de Física.

Poços de Caldas

No campus Poços de Caldas, os visitantes participaram dos experimentos conduzidos pelos acadêmicos do grupo PET Ciências e também das áreas de Química e Química Forense. A visitação envolveu observações de animais em microscópio e jogos matemáticos, além de observação da prática dos cursos, como extração de clorofilas, amostras de fósseis, necessidade de aproveitamento integral de resíduos, entre outros.

Acadêmicos de Poços de Caldas explicam atividade prática aos visitantes. (Foto: Arquivo/Dicom)

Os estudantes também conheceram a horta da UNIFAL-MG no campus, a miniestação de tratamento de água, o projeto Vida Sem Lixo e o laboratório NidusLab Maker. No roteiro, os universitários apresentaram práticas como a demonstração de carro elétrico, a ponte feita de palito de picolé, materiais energéticos e outras exposições que possibilitaram aos visitantes terem contato mais próximo com a vida acadêmica.

Também foram ministradas as palestras “Formar estudantes competentes: caminhando do ensino básico ao ensino superior” com Amanda Rezende Costa Xavier; “A disseminação da Língua Brasileira de Sinais: Aprendendo com a Libras” com Lucas Delbello; “Cosmologia” com Rodrigo Rocha Cuzinatto e “Desempenhando Papéis: As posturas de estudantes e professores para uma aprendizagem ativa”, também com Amanda Xavier.

Na programação, a organização incluiu ainda atividades artísticas e culturais como meditação, prática de yoga, apresentação da Bateria Vulcana, de ginástica artística, de Orquestra de Flautas. Além disso, teve também atividades esportivas.

Varginha

Em Varginha, os estudantes foram recepcionados na quadra poliesportiva, no hall dos prédios A e D, espaços onde foram organizados os estandes dos cursos e dos programas e projetos de extensão. Na oportunidade, os visitantes puderam conhecer melhor como funciona os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE), Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis.

Graduandos de Varginha recepcionam os estudantes do ensino médio. (Foto: Arquivo/Dicom)

Entre as ações apresentadas nos estandes, estiveram na programação: “Escola da natureza: jogo da sustentabilidade”, “Desafios do ‘Dou Conta!’”, “LOP – Laboratório de Orientação Profissional” e “Associação Atlética Muquirana” e visitação ao laboratório de criação NidusLab Maker. Os projetos de extensão do campus, “Núcleo de Apoio Fiscal (NAF)” e “Núcleo de Apoio em Comércio Exterior” e a “Empresa Júnior Valor Jr.” também foram apresentados aos participantes, bem como o projeto “Dandara”.

Os participantes foram envolvidos também no jogo interativo “Jogo dos Privilégios” e nas oficinas “A Profissão Contábil”, “Descomplicando a Economia” e “Conhecendo o Especialista em Riscos”.

A organização em Varginha incluiu também na programação a “Roda de Conversas: Canções da Resistência (vozes negras e femininas)”, a apresentação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) e o CinePET com exibição de curta-metragem e debate, além de caminhada pelo campus.

Planejamento para próxima edição

O UNIFAL-MG PARA VOCÊ ocorreu concomitantemente à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SCNT), que na UNIFAL-MG foi realizada junto ao 9º Simpósio Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. De acordo com o coordenador do evento, a proposta é que no próximo ano, a mostra de profissões aconteça em outra data, para não acumular as atividades.

“Nos últimos anos, o evento aconteceu concomitante à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. É uma demanda desse evento apresentar os cursos e preparar a comunidade para os desafios que serão encontrados no Ensino Superior. No entanto, percebemos que é muito difícil conciliar vários eventos ao mesmo tempo, lembrando que a mostra de profissões ocorreu junto ao Simpósio Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Pensamos em desmembrar as atividades a fim de não sobrecarregar os envolvidos, o que deverá ser discutido nas próximas reuniões de gestão”, anunciou.

Para mais informações sobre o evento, acesse aqui.