Tema da redação do ENEM 2023 foi abordado por projeto da UNIFAL-MG em matéria jornalística

No dia 06/11, o portal de notícias do G1 Sul de Minas publicou uma matéria sobre o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O assunto já era estudado pelo projeto de extensão “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas” da Universidade.

Na ocasião, o G1 destacou pontos do estudo. Segundo o professor Marcelo Rodrigues Conceição, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG: “Ainda temos uma parcela significativa de pessoas que entendem, num processo histórico de entendimento da divisão sexual do trabalho, digamos assim, que a responsabilidade recaia ainda sobre as mulheres por uma série de questões, como principalmente a alegação que os homens têm um papel mais exterior, enquanto as mulheres têm um papel mais interior em relação às atividades domésticas”, afirmou.

O coordenador da pesquisa, ainda, afirma que os homens, na prática, fogem mais dos afazeres da casa. “Os homens realizam algumas atividades, mas muito longe de dividirem efetivamente as atividades domésticas. E a alegação principal dos homens seria a sua jornada externa, que é exaustiva e cansativa, o que nos impediria de realizar essa divisão”, completou.

Confira a matéria completa: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2023/11/06/pesquisa-da-unifal-revela-desigualdade-na-divisao-de-tarefas-domesticas-assunto-foi-tema-da-redacao-do-enem-2023.ghtml

*Igor Giugliano Rocha é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.