UNIFAL-MG participa de reunião do colegiado de gestores de relações internacionais da Andifes

A UNIFAL-MG esteve presente na reunião do Colégio de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (CGRIFES). Nos dias 8 e 9 de novembro, cerca de 50 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) se reuniram em Brasília para alinhar o planejamento e as demandas para a internacionalização do ensino superior nas IFES.

Cláudio Umpierre Carlan é docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo pessoal)

Na ocasião, a Universidade foi representada pelo diretor de Relações Internacionais, prof. Cláudio Umpierre Carlan, do Instituto de Ciências Humanas e Letras. Exposições de experiências, conceitos e diálogos sobre os diferentes aspectos relativos à internacionalização fizeram parte da reunião.

Entre as boas práticas de internacionalização compartilhadas pelos representantes das IES, destacaram-se a experiência de captação de recursos para a internacionalização junto à FAPEMIG realizada pela UNIFAL-MG; que resultou na “Chamada 09/2023 – Fomento à Internacionalização das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Estado de Minas Gerais (ICTMGs)”; e o programa “Minor em Desafios Globais: Desigualdades” da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo prof. Carlan, a reunião serviu para a organização das estratégias programadas para 2024, dentro da educação e relações internacionais. “Nossas reuniões são mensais, mas realizamos duas presenciais para um melhor direcionamento. Além dessa que acabou de acontecer, participamos de outra, em abril deste ano, ocorrida durante o evento da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI)”, contou.

“Graças ao CGRIFES, nossa parceria com Andifes, conseguimos avançar muito no processo de educação internacional, um dos principais objetivos do MEC”, completou o docente.

Além dos gestores, estiveram presentes representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Educação Superior (Sesu).

** Matéria escrita a partir de informações cedidas pelo professor Cláudio Umpierre Carlan e pela Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).