Discentes da UNIFAL-MG realizam visita técnica ao SAMU e Corpo de Bombeiros em Varginha; atividade desperta o interesse de acadêmicos pela área de atendimento pré-hospitalar

Nos dias 10 e 24 de novembro, os alunos do curso de Medicina da UNIFAL-MG realizaram visitação às bases de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do  Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (CISSUL) e do Corpo de Bombeiros – Base Arcanjo, ambos em Varginha. Nas ocasiões, os alunos do 4º período, acompanhados pela professora Maria Regina Martinez, da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG e a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) Dianefer Vizzoto, foram recepcionados pelos instrutores do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CISSUL e do Corpo de Bombeiros nas instalações.

Participantes durante visita técnica (Foto: arquivo/Dianefer Vizzoto)

Segundo Dianefer Vizzoto, a ambientação da atividade proporcionou aos acadêmicos a base para o entendimento de atuação do profissional médico como membro de equipe multidisciplinar nas organizações do serviço de saúde, possibilitando ainda atuação como gestor responsável por inúmeras tomadas de decisões. De acordo com a mestranda, os acadêmicos poderão vir a atuar neste serviço ou ainda em outros similares quando concluírem a graduação, assim como atuar em serviços de pronto atendimento da Rede Pública e Privada, e futuramente estarão aptos a receber usuários atendidos pelos diversos serviços de APH (Atendimento Pré-Hospitalar).

“Esta visita técnica motivou vários acadêmicos a refletir sobre o ingresso e a busca pela área de atendimento pré-hospitalar. A visualização por parte dos alunos desde o início do atendimento na chamada telefônica do SAMU 192 até seu desfecho demostrou a importância da gestão em todos os níveis do processo, corroborando para o processo de ensino aprendizagem dos discentes”, afirmou.

Após obter orientação e conteúdo em sala de aula, os alunos, divididos em duas turmas, foram a campo, e obtiveram contato com a gestão das atividades diárias do Serviço de Saúde. “Com grande satisfação agradecemos o acolhimento e empenho da Equipe do CISSUL/SAMU E CORPO DE BOMBEIROS da cidade de Varginha que não mediu esforços para apoiar a visita, que foi de suma importância para que os objetivos propostos fossem alcançados”, completou.

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.