Pós-Doutorado em Biociências Aplicadas à Saúde

Interessados(as) em participar do processo seletivo de bolsista de pós-doutorado em Biociências Aplicadas à Saúde na UNIFAL-MG podem realizar suas inscrições até 16/02/2024. A bolsa é ofertada pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico, na linha de pesquisa em Biologia Celular e Tumoral.

Para participar, é necessário que o(a) candidato(a) cumpra diversos requisitos estabelecidos no edital, dentre eles:

• Possuir o título de doutor(a), quando da implementação da bolsa, nas áreas de Biociências, Farmácia, Biologia, Biomedicina, Nutrição, Química, Biotecnologia, Fisiologia ou Ciência e tecnologia de alimentos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;

• Ser capaz de desenvolver projeto de pesquisa científica abordando a temática de avaliação funcional de alimentos, com vistas ao problema da obesidade, envolvendo análises em cultura de células e experimentação animal. O(a) candidato(a) também deve ter atuado cientificamente em pelo menos 2 (dois) dos seguintes temas:
a) Cultura de células;
b) Experimentos animais;

• Disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro(a), currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo da Portaria CAPES nº 086 de 03 de julho de 2013 disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/portaria-86-2013-regulamento-pnpd-pdf/view;

• Não ser aposentado(a) ou estar em situação equiparada;

• Não ser beneficiário(a) de outra bolsa de qualquer natureza;

• Para candidatos(as) Brasileiros(as), deve estar em dia com as obrigações eleitorais;

• O(A) candidato(a) pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:
a) ser brasileiro(a) ou estrangeiro(a) residente no Brasil portador(a) de visto temporário;
b) ser estrangeiro(a), residente no exterior;
c) ser docente ou pesquisador(a) em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

Processo seletivo

O processo de seleção consistirá na análise de enquadramento do(a) candidato(a) nas áreas, subáreas e temas especificados nos itens 1.1.1 e 1.1.2 (fase eliminatória), na defesa do pré-projeto de pesquisa em estrita aderência à temática do projeto descrito no item 1.1.2. deste edital (fase classificatória), e na avaliação do currículo Lattes, ou Curriculum vitae para estrangeiros (fase classificatória).

Inscrições

Para se inscrever o(a) candidato(a) deverá acessar o endereço eletrônico: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/posgrad/inscricaoposgraduacao/entrada.php; preencher a ficha de inscrição; escolher a supervisora Profa. Luciana Azevedo; imprimir o comprovante de inscrição; e anexar o pré-projeto de pesquisa (modelo a escolha do candidato), currículo lattes (modelo plataforma lattes – CNPq), carta do(a) candidato(a) indicando o CPF ou número de Passaporte, se estrangeiro(a), descrição das qualificações que o(a) credenciam a pleitear a bolsa de pós-doutorado, indicando em qual(is) o(s) tema(s) de pesquisa desejará atuar e desenvolver o projeto de pesquisa, caso venha a ser aprovado(a); cópia do diploma de Doutorado (ou ata comprobatória da defesa de tese, ou declaração do Programa atestando a defesa da tese ou o agendamento da defesa até 31/01/2024, obtido em Programa de Pós-Graduação credenciado pela CAPES; e tabela de pontuação preenchida pelo(a) candidato(a) de acordo com o Anexo I do presente Edital.

Mais informações estão disponíveis no Edital 27/2023, publicado na página do Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde.