Pesquisadores elencados entre os mais influentes do mundo recebem moção de congratulações e aplausos da Câmara Municipal de Alfenas

A Câmara Municipal de Alfenas homenageou os professores, Cláudio Viegas Júnior (Instituto de Química) e Olga Luisa Tavano (Faculdade de Nutrição), pesquisadores da UNIFAL-MG elencados entre os cientistas mais influentes do mundo em suas áreas de atuação, conforme a edição 2023 do ranking divulgado em outubro, pela Universidade de Stanford (Estados Unidos), em parceria com a editora holandesa Elsevier BV. Veja aqui a matéria publicada no Jornal UNIFAL-MG.

De autoria da vereadora Kátia Goyatá, a Moção de Congratulações e Aplausos foi inserida em ata pela Casa Legislativa, no dia 6 de novembro de 2023 e, posteriormente, encaminhada aos pesquisadores da Universidade. No documento, a vereadora ressalta: “Considerando que os projetos de pesquisa impactam na melhoria de toda a sociedade, deixo registrado aqui, o meu enorme respeito, reconhecimento e admiração aos mencionados pesquisadores, pela qualidade das pesquisas desenvolvidas por eles, com tamanha competência e relevância, comprovando que os pesquisadores brasileiros são extremamente capazes.”

Ao comentar a homenagem, o professor Cláudio Viegas compartilhou: “Foi com enorme surpresa e satisfação que recebemos uma moção de aplausos por parte da Câmara de Vereadores de Alfenas, proposta pela vereadora Kátia Goyatá, em razão do reconhecimento internacional das pesquisas realizadas na área de Química Medicinal.”

Em rápida análise, o docente disse ser um momento fundamental para a UNIFAL-MG, tendo em vista a valorização da pesquisa desenvolvida na Instituição. “Creio que para a UNIFAL-MG este seja um momento muito importante, trazendo maior visibilidade nacional e internacional num campo de atuação que até então não era sua vocação, uma vez que sua história centenária foi dedicada sobretudo ao ensino, com pouca atenção e interesse em pesquisa”, comentou.

O homenageado lembra que desde meados dos anos 2000, houve uma mudança significativa no quadro de docentes, nos cursos de graduação e de pós-graduação, o que mudou a concepção da Universidade e alavancou a pesquisa científica. “Todas essas mudanças criaram um ambiente favorável à criação de grupos de pesquisa, projetos inovadores, captação de recursos e aumento da produção científica, cujos resultados começaram a aparecer nos últimos anos e colocam a UNIFAL-MG em um novo patamar como Instituição de ensino e pesquisa”, salienta.

“Além do reconhecimento individual de pesquisadores, a Instituição como um todo se fortalece, sendo que em 2023 foram captados cerca de R$ 7 milhões para uso exclusivo em pesquisa com participação internacional com apoio da FAPEMIG que, somado a esta homenagem da Câmara, renova nossa convicção em continuar gerando conhecimento, inovação e formando profissionais de alta qualidade”, afirmou.

Para a professora Olga Tavano, que foi a primeira pesquisadora mulher da UNIFAL-MG a entrar no ranking, receber a moção da Câmara Municipal foi motivo de alegria. Ao falar sobre a homenagem, a docente fez questão de destacar o quanto o investimento público foi importante para sua trajetória. “Fico muito feliz que possa estar trabalhando de maneira a compensar o investimento que o povo brasileiro fez e faz em minha formação e trabalho”, disse.

Agradecendo as congratulações, a homenageada destacou: “Eu sempre tive meus estudos e toda minha trajetória financiada pelo meu país, pois sempre estudei em colégios públicos, do pré até o doutorado… incluindo minhas bolsas de estudo e até estágio no exterior, tudo com verbas de agências públicas de financiamento. O mínimo que posso fazer é tentar sinalizar o quanto respeito toda essa confiança e tentar retribuir de alguma forma tantas oportunidades que me foram dadas.”

Além do professor Cláudio Viegas e da professora Olga Tavano, o ranking também apontou os pesquisadores visitantes da UNIFAL-MG: Pedro Luiz Rosalen, professor ligado à Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), e Walter Filgueira de Azevedo Júnior, professor visitante do Instituto de Ciências Exatas (ICEx).

Confira a Moção de Congratulações e Aplausos na íntegra