Atividades do Startup Run impulsionam empreendedorismo e ideias inovadoras voltadas para saúde, sustentabilidade e tecnologia na Universidade

A Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9) da UNIFAL-MG, juntamente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec), promoveu os eventos “Startup Run: Saúde, Sustentabilidade e Tecnologia” e “Startup Run: engenheirando o futuro verde”. As ações foram realizadas, respectivamente, nos dias 2 e 5 de dezembro, sendo o primeiro na sede da Instituição e o segundo no campus Poços de Caldas.

Conforme informado pela coordenação, o evento “Startup Run: Saúde, Sustentabilidade e Tecnologia” foi aberto à comunidade acadêmica e externa, enquanto o evento “Startup Run: engenheirando o futuro verde” teve como público-alvo os discentes da Instituição, priorizando os alunos do curso de Engenharia Química.

Startup Run: Saúde, Sustentabilidade e Tecnologia

As atividades desenvolvidas no evento objetivaram desenvolver nos participantes o empreendedorismo, a proatividade e a capacidade de formar e desenvolver ideias inovadoras. Segundo a coordenação, o Startup Run abordou assuntos que estão em alta nas áreas da Saúde, Sustentabilidade e Tecnologia, e que merecem atenção, principalmente, por órgãos que fomentam o empreendedorismo e estimulam a criação de negócios, como a I9.

A ação teve início com uma oficina sobre Canvas e a implementação de modelos de negócios. A partir da oficina, os participantes se dividiram em grupos e apresentaram ideias desenvolvidas por eles. O grupo responsável pela melhor ideia foi premiado com participação no BOOTCAMP Sebrae 2024. Entre as atividades, as equipes contaram com um coffee break oferecido em parceria com a ICRO Digital.

Segundo a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da I9, a implementação do modelo Startup Run na Universidade é importante no estímulo do desenvolvimento de ideias, bem como do espírito empreendedor e colaborativo. “ Acreditamos que, com o oferecimento aberto ao público, podemos atingir positivamente tanto os discentes e servidores da Universidade Federal de Alfenas quanto o ecossistema empreendedor da região. A escolha por um tema específico, dessa vez saúde, sustentabilidade e tecnologia, tem como objetivo atender nichos específicos e, por sua vez, conferir a eles maior credibilidade e instruções mais precisas”, afirmou.

Para Laura Maimone, auxiliar administrativa da Agência, a presença dos participantes fortalece a relação entre a I9 e a Nidustec. “Os participantes obtiveram valiosas ideias durante o evento e os vencedores foram reconhecidos com a oportunidade de participar do evento promovido pelo Sebrae, o BOOTCAMP 2024”, comemorou.

Startup Run: engenheirando o futuro verde

Durante o evento “Startup Run: engeinheirando o futuro verde”, as atividades buscaram estimular a criação e o espírito empreendedor dentro da Universidade, oferecendo aos estudantes o referencial teórico com embasamentos para a prática.

De acordo com a coordenação, o evento passou por duas fases. A primeira delas foi a apresentação temática aos discentes envolvidos, realizada pelo docente Cláudio Antônio de Andrade Lima, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, que tratou do assunto com os participantes. Após a apresentação da temática, a equipe da I9 desenvolveu com os participantes as ideias inovadoras que possam adquirir poder de mercado futuramente.

A implementação do modelo Startup Run na Universidade, para a profa. Izabella Bastos, objetiva chamar a atenção dos estudantes para o mundo do empreendedorismo. A partir de eventos como esse, esperamos aproximá-los de possibilidades que poderiam ser, até então, desconhecidas e propiciar o desenvolvimento de uma cultura empreendedora na UNIFAL-MG. O foco do Startup Run em temáticas específicas, por sua vez, propicia que, no decorrer de cada evento, possamos atingir um público diferenciado e, assim, alcançar cada vez mais discentes da Universidade.”, finalizou a docente.

Confira, abaixo, as fotos dos dois eventos. (Foto: arquivo pessoal/Izabella Bastos)