Programa de Educação Tutorial da Nutrição promove 3º Simpósio na Sede da UNIFAL-MG; evento contou com atividades voltadas para acadêmicos e curiosos da área

A Faculdade de Nutrição da UNIFAL-MG (FANUT) realizou o “3º Simpósio PET Nutrição: Intercâmbio pela Nutrição”, no dia 05/12, na Sede da Instituição. A fim de auxiliar alunos de graduação, nutricionistas e demais membros da comunidade acadêmica e externa, o evento contou com palestras, oficinas e mesas redondas abordando assuntos da área nutricional.

Durante o evento, foram apresentados temas a respeito de diversos assuntos pertinentes nas áreas de Unidade de Alimentação e Nutrição, Nutrição Clínica e Social, com abordagem prática apresentada por nutricionistas e estudantes atuantes nessas áreas.

A cerimônia de abertura contou com a presença do pró-reitor de Graduação, prof. Wellington Ferreira Lima; da diretora da FANUT, profa. Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo; da coordenadora do curso de Nutrição, profa. Roberta Ribeiro Silva Barra, e da tutora do PET Nutrição, profa. Cristiane da Silva Marciano Grasselli.

No período da manhã, foi desenvolvida a palestra “Seletividade alimentar em crianças”, proferida pela nutricionista Silvia Enes e a mesa redonda “Atuação profissional e o uso das redes sociais”, dirigida pelas nutricionistas Mariana Santos e Geovana Gabriele.

No período da tarde, ocorreram três oficinas simultâneas, com temas: “Gastronomia Regional”, ministrada pelo gastrólogo Rodrigo Terra; “Conhecendo as principais fórmulas enterais e parentais”, ministrada pelas nutricionistas Lylian Lima Simão e Ana Clara Batista Vilela; e “Educação Alimentar e Nutricional no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): desafios e estratégias”, regida pela nutricionista Alexandra Vieira.

Na sequência, foi apresentada a mesa redonda “Relato de Experiência: Projeto Rondon”, coordenada pelas alunas do curso de Nutrição, Ana Carolina Batista, Juliana de Paula Rios, Larissa Milena Correa e Sara Aparecida Antônio. Em seguida, a cerimônia de encerramento contou com apresentação cultural do grupo Dança Arte de Salão da UNIFAL-MG.

Conforme informado pela tutora do PET, profa. Cristiane Grasseli, eventos como esse contribuem para o enriquecimento da experiência discente e a ampliação dos conhecimentos dos participantes. “A ação viabilizou uma maior aproximação profissional-docente-aluno no debate sobre a prática profissional e discussão de temas importantes na formação do nutricionista o que se mostra como um caminho profícuo para o aprimoramento do processo de construção da identidade profissional”, mencionou.

A partir das ações desenvolvidas, trabalhadas durante a execução do evento, segundo a docente, foi possível compor um espaço de aprendizado dos desafios e experiências sociais e práticas. “Isso permitiu que os estudantes se envolvessem para a efetivação da cidadania, em busca de ampliar seus conhecimentos com relação às diversas áreas da Nutrição sob a influência do meio ambiente, relações interpessoais, acesso aos alimentos e valores culturais”, finalizou.

Para mais informações, confira a página do Instagram do PET Nutrição UNIFAL-MG: https://www.instagram.com/petnutriunifal/

Confira, abaixo, as fotos do evento. (Fotos: arquivo pessoal/Cristiane Grasseli e arquivo Dicom)