Em reportagem, docente da UNIFAL-MG comenta utilização do décimo terceiro para quitar dívidas pendentes

No dia 07/12, o Jornal da EPTV – 1ª edição exibiu uma reportagem sobre a utilização do benefício do décimo terceiro pelos brasileiros em todo país. Na oportunidade, o professor João Marcos Caixeta Franco, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, deu conselhos e dicas para a utilização inteligente desse direito.

Segundo o economista, o fato de o Brasil estar entre os países que possuem uma das mais altas taxas de juros do mundo, se faz importante priorizar o pagamento de dívidas, buscar renegociações e, se possível, quitar os débitos. “Em início de ano, sabemos que há despesas, como o IPTU, IPVA, matrículas, materiais escolares e, ainda, alguns gastos de férias, então é importante priorizar que parte desses recursos sejam dedicados à saldar esses compromissos do início do ano”, afirmou.

“Um planejamento bem feito, a boa gestão financeira possibilita dar atenção a todos esses motivos e razões, especialmente, em fazer o planejamento para o futuro, para a realização de sonhos, em ter reservas financeiras, inclusive, para imprevistos. Portanto, é importante a boa gestão financeira para que as pessoas possam ter mais qualidade de vida”, completou.

Confira a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12177359/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.