Futebol e Ciência: MIT-Brazil e UNIFAL-MG oferecem atividade especial de Ciência e Tecnologia para estudantes de ensino médio da rede pública

Oficinas ocorrem de 8 a 12 de janeiro, no campus Poços de Caldas, e as inscrições são limitadas

Estudantes do 1º e do 2º ano do ensino médio têm a oportunidade de participar de uma semana especial de atividades práticas e teóricas sobre Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM). A iniciativa do Massachussetts Institute of Technology (MIT) e da UNIFAL-MG, vai apresentar a química dos polímeros de materiais utilizados no futebol. As oficinas serão realizadas de 8 a 12 de janeiro, no campus da Universidade em Poços de Caldas/MG. A inscrição é gratuita e inclui transporte do centro da cidade e alimentação.

Com vagas limitadas a 30 estudantes da rede pública, as oficinas de férias buscam despertar os participantes para a ciência e tecnologia e, também, apresentar a viabilidade e as possibilidades de estudar em uma universidade federal. A ação integra o MIT International Science and Technology Initiatives (MISTI) e foi realizada em várias cidades do Brasil com apoio de clubes de futebol.

Conforme explica o professor Leonardo Henrique Damasceno, coordenador da edição do programa na UNIFAL-MG, os eventos de divulgação científica e tecnológica desempenham um papel crucial na educação dos alunos do ensino médio e estimulam o interesse pela ciência e tecnologia. “E, principalmente, a ampliação de perspectivas, pois o contato com os profissionais permite vislumbrar o desenvolvimento de carreiras de impacto em ciência e tecnologia”, complementa.

Leonardo Damasceno, docente do ICT e coordenador da atividade. (Foto: Ivanei Salgado/UNIFAL-MG)

As atividades ministradas por estudantes de Engenharia Química, de graduação e pós-graduação, do MIT e da UNIFAL-MG, propõem discutir ciência dos materiais, reciclagem de polímeros, prototipagem rápida, economia circular e sustentabilidade ambiental com a  desconstrução uma bola de futebol, identificando as várias camadas e composição química, as propriedades e função na bola. O mesmo pode ser feito com outros materiais como a chuteira, os  uniformes, a rede, o apito do árbitro, entre outros.

“Trazer os alunos para terem contato com Ciência e Tecnologia, de forma prática e ainda com Instituições de renome, é ampliar as perspectivas na vida das pessoas, é mostrar que, além de serem temas essenciais no nosso dia a dia, também pode ser uma possibilidade de carreira para os participantes. Precisamos de Cientistas, Engenheiras e Engenheiros, e este evento pode no futuro ter feito a diferença na vida de cada um deles”, analisa o professor Leonardo Damasceno.

Em relação ao desenvolvimento institucional, o coordenador da ação reforça a possibilidade da ampliação de parcerias com o MIT e a criação  de novas frentes de trabalho. “Todos nós sabemos da excelência do MIT. Agora, quando podemos vislumbrar ter profissionais do MIT dentro da UNIFAL-MG, é uma oportunidade pessoal, profissional e Institucional, pois pode representar mais um degrau em nosso processo de internacionalização”, ressaltou.

Para participar do programa, o estudante deve ter alguma facilidade com o idioma inglês, pois as oficinas serão facilitadas em inglês, mas com alguns instrutores que falam português.  Somente os participantes com 100% de presença terão direito ao certificado. O horário das atividades é das 14h às 18h.

A inscrição deve ser feita até o dia 17 de dezembro de 2023, pelo link: http://tinyurl.com/mitpocos. Os estudantes selecionados receberão a confirmação da vaga até o dia 20 de dezembro de 2023.

Sobre  o MISTI

O MISTI promove conexões interculturais e inovação global, fornecendo experiências de estudantes e colaborações de professores enquanto desenvolve parcerias com organizações anfitriãs em todo o mundo. O programa pode ser caracterizado como um estágio da instituição norte-americana e promove um intercâmbio dos alunos  com empresas, laboratórios e universidades do mundo.

Conheça em: MISTI-Brazil.