Em parceria com a Associação Vida Viva, projeto de extensão da UNIFAL-MG realiza ação de Natal para assistidos em tratamento oncológico

Ações do projeto de extensão proporcionam conforto e maior humanização no atendimento aos familiares e assistidos

O projeto “Odontologia Hospitalar para Pacientes Oncológicos” da UNIFAL-MG realizou uma campanha de Natal no dia 05/12 na Universidade, para arrecadar panetones a serem doados a pacientes assistidos pela Associação dos Voluntários Vida Viva de Alfenas. Na oportunidade, o professor e coordenador do projeto Leandro Araújo Fernandes, da Faculdade de Odontologia da Universidade, juntamente à bolsista Ana Letícia Gonçalves Vizel, do sexto período do curso de Odontologia e a presidente do Vida Viva, Lucilane Fernandes Guimarães explicaram as ações do projeto, abordando a importância das atividades desempenhadas.

(Foto: Arquivo/Dicom)

De acordo com a coordenação, o projeto contempla o conjunto de técnicas que buscam a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das manifestações orais que afetam o paciente internado. Para os pacientes em tratamento oncológico, o cirurgião dentista tem papel importante uma vez que a cavidade oral é comumente acometida por lesões/doenças decorrentes dos tratamentos (hormonioterapia, imunoterapia, quimioterapia e radioterapia) ou associadas a depressão do sistema imunológico do paciente. “A ocorrência dessas lesões reflete diretamente na qualidade de vida do paciente durante o tratamento, podendo dificultar a ingestão de alimentos, prejudicando assim sua recuperação. Dessa forma, o objetivo do projeto de extensão é desenvolver na associação Vida Viva de Alfenas um serviço de odontologia hospitalar que ofereça à comunidade um tratamento preventivo/curativo que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes internados em tratamento oncológico”, afirmaram.

Segundo Leandro Araújo, a iniciativa é importante para que os graduandos possam aprender a observar os pacientes de uma forma mais humanizada e sensível às amplas necessidades requeridas. “Este aprendizado e vivência não existe em nenhum livro, porém é de extrema importância na formação dos alunos. E para sociedade será extremamente positivo, pois formaremos profissionais que se importam em cuidar dos seus pacientes de uma forma ampla”, afirmou.

O docente enfatiza que a Associação mantém uma série de programas de atendimento assistencial e terapêutico beneficiando milhares de pessoas com câncer moradoras de Alfenas e região. “Essas campanhas fazem com que nossos alunos observem aspectos relacionados ao ser humano, como percebê-lo como um ser único e insubstituível, completo e complexo, o que inclui o respeito, a empatia, o acolhimento, a escuta, o diálogo, circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas, além da valorização dos significados atribuídos pelo ser humano à sua experiência de adoecimento e sofrimento, da prevalência da comunicação e do diálogo”, completou.

Discente participante Ana Letícia Gonçalves Vizel. (Foto: Arquivo/Dicom)

De acordo com Ana Letícia Gonçalves Vizel, as ações de extensão contribuem não somente para a sua formação acadêmica na área de atuação que pretende ter quando formar, mas também para as ações sociais que desempenha no projeto. “Acho que durante a graduação aprendemos muito sobre como solucionar os problemas bucais, e muitas vezes podemos nos perder do real intuito da Odontologia, uma vez que cuidamos de pessoas como um todo. E as ações sociais nos lembram muito que com pequenos atos conseguimos mudar muito, não somente os hábitos de higiene bucal, mas a qualidade de vida de muitas famílias que passam por necessidades”, afirmou na ocasião.

Presidente do Vida Viva: Lucilane Fernandes Guimarães (Foto: Arquivo/Dicom)

Para a bolsista, a extensão é importante porque por meio dos projetos, os estudantes conseguem aplicar de forma prática os conhecimentos da graduação. “Todas as ações tanto de atendimentos do projeto, quanto as ações sociais e educacionais são organizadas por nós estudantes. Então nesses momentos aprendemos não somente a teoria de uma certa área, mas os projetos em si, que desenvolvem em nós a capacidade de trabalhar em equipe, organização, comprometimento, compromisso, etc. Ensinamentos que só agregam para nós futuros profissionais cirurgiões dentistas”, completou.

De acordo com Lucilane Fernandes, presidente da Associação, a parceria entre o Vida Viva e a UNIFAL-MG já somam dois anos, com o consultório odontológico funcionando nas instalações da Associação, em que os alunos participantes atendem os pacientes assistidos. “Neste ano está sendo de fundamental importância, termos a distribuição dos panetones no almoço de confraternização, termos a cesta especial de natal, que já nos informaram ter arrecadado mais de quase seiscentos panetones. Isso para o Vida Viva é uma maravilha, vai representar uma economia no final de ano em relação às despesas, mas também uma alegria muito grande por estar vindo deles (os participantes), pois um dos objetivos da nova administração é trazer os jovens para participarem”, afirmou.

Segundo a presidente da Associação, as possibilidades de parcerias com a Universidade são importantes, porque a contribuição é mútua a partir do engajamento dos jovens. “Acredito que esse jovem envolvido com o trabalho voluntário é diferenciado, pois cria-se uma personalidade auxiliando na formação para ser um profissional mais humanizado. E isso para o Vida Viva e para as instituições em geral é fundamental, pois vivemos do voluntariado e isso é imprescindível para a sobrevivência das instituições e muito importante para o crescimento humano desses alunos”, finalizou.

Siga e acompanhe as atividades e ações da página oficial do projeto no Instagram: @odontohospitalunifal

Acesse também o site com todas informações disponibilizadas no link da Associação dos Voluntários Vida Viva: https://vidavivaalfenas.org.br/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.