Em reportagem, docente da UNIFAL-MG comenta quedas nas exportações do café brasileiro

No dia 19/12, o Jornal da EPTV – 2ª edição exibiu uma reportagem sobre o registro de queda nas exportações de café no Brasil neste ano. Na oportunidade, o professor João Marcos Caixeta Franco, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, explicou o cenário observado diante dos números menores apresentados neste ciclo.

De acordo com o economista, no ciclo 2022/2023 houve uma oferta menor do café brasileiro. “Com os preços do ciclo anterior mais elevados, este fator, provavelmente, estimulou os países consumidores a utilizarem seus estoques. Isso ajuda a explicar o porquê do ciclo 2022/ 2023 apresentar números menores de exportação e também com receitas menores, dado o arrefecimento de preços que ocorreu ao longo desse período”, afirmou.

“Quando os preços são desestimulantes, boa parte dos produtores que podem seguram a safra para vender mais ao final do ano, neste período de janeiro e fevereiro, assim que os preços começam a reagir. Então, a safra 23/ 24 aponta que será uma boa safra a ser confirmada agora no início do ano com o pegamento das floradas e com a visualização de chumbinhos”, completou.

Confira a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12207476/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.