UNIFAL-MG inaugura laboratório de criação Nidus Lab Maker no campus de Varginha

Espaço é aberto ao público para idealização e realização de projetos

Foi inaugurado no campus Varginha da UNIFAL-MG o laboratório de criação Nidus Lab Maker, no dia 20/12, por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/Unifal-MG) e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec). O laboratório, conhecido também como Espaço Maker, é um ambiente de trabalho compartilhado que promove a criatividade e a cooperação entre os seus usuários.

Criado para difundir uma cultura maker e a criatividade dentro da Universidade, segundo a diretora da I9, Profa. Izabella Bastos, o laboratório também fomenta a criação e a sustentabilidade, tendo como público-alvo toda a comunidade acadêmica e externa à Universidade Federal de Alfenas.

Prof. Pedro José Papandrea é coordenador do Nidus Lab Maker Varginha. (Foto: arquivo pessoal)

“Espera-se que o espaço seja reduto de ideias, de inovação e, consequentemente, de empreendedorismo. Além disso, a abertura do espaço pode auxiliar significativamente a produção e o desenvolvimento de novos estudos, materiais e pesquisas dentro da Universidade”, explicou.

De acordo com o coordenador do Nidus Lab Maker Varginha, Prof. Pedro José Papandrea, a construção de um espaço como este permite o acesso, tanto dos alunos como da comunidade acadêmica, ao que há de mais moderno no empreendedorismo e inovação, transformando ideias em materiais físicos.

“A inovação é a fronteira que divide a ideia da realidade, vamos transformar as ideias dos alunos e da comunidade em realidades, atraindo cada vez mais e novos docentes através da inovação e da curiosidade. Computadores de última geração, máquinas modernas, processos automatizados, são apenas instrumentos da transformação intelectual e profissional que almejamos para nossos docentes”, afirmou. O espaço, segundo ele, conta com projetos de Business Intelligence, Power BI, entre outros.

Izabella Carneiro, diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo/Dicom)

Para a diretora Izabella Bastos, a inauguração do Nidus Lab Maker em Varginha é mais uma das conquistas para a inovação e o empreendedorismo na Instituição e na região. “Com a inauguração do espaço nos campus de Alfenas e Poços de Caldas, viemos recebendo resultados positivos envolvendo criatividade, desenvolvimento de ideias e cooperação entre os usuários. Agora, graças aos nossos esforços, poderemos ver, também, essas tendências despontando em Varginha e região. Esperamos que, tanto o público interno quanto externo à Universidade Federal de Alfenas, possa se tornar cada vez mais autônomo, proativo, capaz de solucionar problemas e de desenvolver ideias e soluções”, afirmou.

O diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto de Souza, salientou a importância do laboratório para a execução de projetos da Universidade e para a comunidade. “A inauguração do laboratório em si é só um mapa, a consequência em termos de pesquisa, de produção de conhecimento e de ciência transcende muito mais do que aquela sala [laboratório]”, frisou.

Na oportunidade, o delegado da Receita Federal, Eduardo Costa, destacou a relevância da parceria com o órgão para o desenvolvimento das ações na Universidade. “À medida que a Receita pode contribuir com vocês com aquelas mercadorias que são importadas irregularmente, podemos destiná-las a vocês” salientou o delegado. “Se vocês tiverem algum projeto em desenvolvimento, a gente vai ajudar”, afirmou.

Para o vice-reitor da Universidade, Prof. Alessandro Pereira, a busca por recursos para ações desenvolvidas no laboratório é de grande importância para uma produção autossustentável. “Nós vamos usar bastante o laboratório, vamos ter projetos e esses projetos poderão trazer recursos para a Universidade e resultar em aumento de espaços e de equipamentos e outras demandas”, pontuou o vice-reitor.

Também participaram da cerimônia o delegado da Receita Federal do Brasil em Varginha, Eduardo Costa; representantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas), da Universidade Federal de Itajubá, do CEFET-MG Varginha; bem como membros da comunidade acadêmica e de diversos de segmentos ligados ao empreendedorismo e inovação de Poços de Caldas e de Varginha.

Projeto Espaço Maker

Para dar início às atividades desenvolvidas no local, a diretora da I9 e o coordenador do Nidus Lab Maker criaram o projeto de extensão “Educação maker – laboratório sem fronteiras!”. Conforme informado pela coordenação, o laboratório pretende desenvolver a cultura maker para que a comunidade interna e externa possa idealizar e desenvolver tecnologias próprias, dispositivos, ferramentas e projetos.

Segundo a equipe, as atividades desenvolvidas no laboratório contarão com eventos e oficinas para a disseminação do conhecimento. Algumas oficinas que fazem parte do projeto de extensão são: “Aprenda como fazer modelagem para impressoras 3D”, “Jogando e inovando” e “Crie e inove”. As oficinas já foram executadas nos laboratórios de Alfenas e de Poços de Caldas, nos meses de setembro e outubro deste ano.

“A cultura maker é um movimento que chega para incentivar a criatividade, colaboração, escalabilidade e sustentabilidade, estimulando os indivíduos a fazer e colocar a mão na massa. Devido a interação com a comunidade externa o projeto muito se beneficiará com a obtenção de voluntários, pois os discentes poderão aproveitar das experiências proporcionadas pelo ambiente inovador, desenvolvendo suas habilidades socioemocionais e técnicas”, afirmaram na proposta do projeto.

O grupo espera que, ao finalizar cada ação no espaço, a comunidade acadêmica e local desenvolva a cultura maker e a familiarização com a funcionalidade do laboratório e seus benefícios, que envolvem criação e o desenvolvimento de projetos inovadores tecnológicos, podendo relacionar ao empreendedorismo.

Saiba mais no perfil do Instagram da Agência de Inovação.

Confira, abaixo, as fotos da inauguração do NidusLab Maker no campus Varginha.