Professora da UNIFAL-MG comenta pesquisa sobre publicidade e transparência na utilização de mídias sociais pelas prefeituras na microrregião de Varginha

O programa Fala Minas, da Rede Mais, repercutiu  um estudo que revelou uma limitação na utilização das redes sociais pelas prefeituras na microrregião de Varginha, nesta quarta-feira (24/01). Na ocasião, a professora Carla Leila Oliveira Campos, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, juntamente com o discente José Agnaldo Montesso Júnior do Mestrado Profissional em Administração Pública (ProfiAP) da UNIFAL-MG , explicaram como as prefeituras utilizam essas mídias enquanto canal de divulgação e contato com a população.

Segundo a docente, a publicidade se diferencia de transparência. “Esse foi um problema encontrado no estudo, as publicidades estão sendo vinculadas ao gestor em postagens analisadas nas mídias sociais, que estavam muitas vezes sendo usadas para divulgar a imagem pessoal desse gestor, e isso é ilegal de acordo com a Lei de Acesso a Informação“, afirmou.

“É necessário um cuidado maior, no estudo também se percebeu que tudo ocorre de forma muito intuitiva. Muitas vezes não há um grupo de profissionais com formação e capacitação para fazer essa gestão das mídias sociais, então isso acaba gerando problemas em relação a transparência pública e principalmente na utilização de um canal de comunicação público – que deveria estar levando informações relevantes pro cidadão – para fazer divulgação pessoal do gestor e trabalhos que ele esteja fazendo”, completou.

Confira o Manual de Recomendações para Atuação nas Plataformas de Mídias Sociais desenvolvido pela pesquisa.

Assista à entrevista na íntegra, acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=T2hHOS8pecw

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.