UNIFAL-MG forma novos profissionais do campus Alfenas; solenidade é marcada por discursos de superação e gratidão

“A superação de medos e incertezas foi guiada pelo aprendizado acumulado, demonstrando nossa capacidade coletiva de enfrentar adversidades” A mensagem proferida por Samuel Damasceno Cipriano, recém-graduado em Enfermagem, antecipou as emoções que marcaram a primeira colação de grau da UNIFAL-MG em 2024. Na tarde do dia 23/01, 182 novos profissionais concluíram o ensino superior pela Universidade.

Concluíram a graduação os estudantes do campus Sede e da Unidade Santa Clara, nos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciências da Computação, Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura, Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura, Enfermagem, Farmácia, Física Licenciatura, Geografia Bacharelado e Licenciatura, História Licenciatura, Letras Licenciatura, Letras Língua Estrangeira Bacharelado, Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa, Letras Inglês e Literaturas da Língua Inglesa, Letras Língua Portuguesa Bacharelado, Matemática Licenciatura, Nutrição, Pedagogia, Química Bacharelado e Licenciatura.

Formanda Rayanni Emily Moreira de Lima proferindo o juramento solene. (Foto: arquivo/Dicom)

A solenidade, conduzida pelo pró-reitor de Graduação da UNIFAL-MG – representando a reitoria – , Prof. Wellington Ferreira Lima, contou com a participação de representantes docentes e das coordenações dos cursos, assim como familiares e amigos dos formandos. Além do pró-reitor de Graduação, compuseram a mesa solene os docentes Vanessa Bergamin Boralli Marques, Andréa Mollica do Amrante Paffaro, Marcos Vinícios Salles Dias, Mariane Moreira de Souza, Pollyanna Francielli de Oliveira, Tereza Cristina Orlando, Sylvia da Silveira Nunes, Thiago Antônio de Oliveira Sá, Vânia Regina Bressan, Marcelo Aparecido da Silva, Artur Justiniano Roberto Júnior, Estevan Leopoldo de Freitas Coca, Rosângela Rodrigues Borges, Kátia Aparecida da Silva Oliveira, Franco Bassi Rocha, Rosângela da Silva, Helena Maria dos Santos Felício, Nelson Henrique Teixeira Lemes e Cláudia Torres.

Acompanhada dos demais colegas, a formanda do curso de Pedagogia, Rayanni Emily Moreira de Lima, proferiu o juramento solene, acompanhada dos colegas, que confirmaram os votos baseados nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme o artigo 3º da Constituição Federal.

Formando Igor Cardoso Silva recebendo o capelo das mãos do professor Wellington Lima. (Foto: arquivo/Dicom)

Após o juramento, o pró-reitor de Graduação conferiu os graus de bacharel e licenciado aos estudantes presentes na solenidade. Em seguida, o biólogo Igor Cardoso Silva recebeu o capelo das mãos de Wellington Lima e os demais estudantes receberam os certificados entregues pelos paraninfos e coordenadores.

O orador da turma e enfermeiro Samuel Damasceno Cipriano durante o discurso. (Foto: arquivo/Dicom)

Para dar início aos pronunciamentos, o enfermeiro Samuel Damasceno Cipriano cumpriu o papel de orador da turma, salientando a importância de cada passo na trajetória dos estudantes. “Que nossas conquistas sirvam de inspiração para as gerações futuras, instigando-as a prosseguir na batalha pela promoção de uma educação pública, gratuita e de qualidade”, declarou o orador.

Cientista social Alexia Alves de Souza prestou homenagem aos professores. (Foto: arquivo/Dicom)

Aos pais, o biomédico Gustavo Rodling de Oliveira agradeceu por terem desempenhado papel fundamental na jornada educacional de cada um dos profissionais formados. “Vocês foram os guias, os conselheiros e os apoiadores incansáveis ao longo dessa jornada. Cada passo e cada desafio superado, foi compartilhado com vocês, e a vitória de hoje, sem dúvida, também é de vocês”, celebrou.

A cientista social Alexia Alves de Souza demonstrou gratidão ao proferir sua mensagem aos docentes da Universidade. “Com paciência, compreensão e comprometimento, vocês nos inspiraram a perseverar, mostrando-nos que a educação é um farol de esperança, mesmo nos momentos mais sombrios”, frisou.

Pró-reitor de Graduação durante o discurso que fechou a cerimônia. (Foto: arquivo/Dicom)

Discursaram, também, na solenidade o coordenador do curso de Matemática, Prof. Franco Bassi Rocha, e o pró-reitor de Graduação. Em sua fala, o pró-reitor de Graduação deixou aos novos profissionais uma mensagem de esperança. “Nós estamos aqui, hoje, para nos comover com o sacrifício que as pessoas que estiveram aqui ontem fizeram. A gente está sentado aqui hoje para que a gente possa nos comover com sacrifícios que vocês, seus pais, seus avós fizeram para estar aqui hoje. Para que a gente possa saber que ontem um grupo de pessoas jurou, como vocês, tornar uma sociedade mais livre, mais justa e mais solidária”, finalizou o professor.

Confira, abaixo, as fotos da cerimônia.

(Foto: arquivo/Dicom)