Em reportagem, docente da UNIFAL-MG comenta os índices de geração de empregos no sul de Minas do último ano

No dia 01/02, o Jornal EPTV – 1ª edição exibiu uma reportagem sobre levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) que indicou redução de 13,4% na geração de empregos do ano de 2023, em comparação a 2022. Na oportunidade, o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, comentou o cenário observado.

Segundo o economista, o primeiro semestre de 2023 foi mais dinâmico e o segundo semestre se deu em um patamar mais estável de desaceleração desse crescimento observado e isso impactou o ano de 2023. “Na área específica do agronegócio, da produção cafeeira, 2023 não foi um ano tão positivo quanto 2022, e isso já era esperado. Portanto o desempenho dos municípios que dependem muito do agronegócio, em particular do café foram muito afetados”, afirmou.

“Em Minas Gerais, a cidade de Pouso Alegre ficou entre as 9 cidades que mais geraram emprego. A cidade possui uma economia mais diversificada e industrial aqui no sul de Minas, o eixo Pouso Alegre tem se destacado muito na geração de empregos. O cenário internacional já demonstra uma possível desaceleração da economia chinesa. Por outro lado, o movimento norte-americano, que deverá apresentar uma continuidade na queda da taxa de juros, poderá intensificar a queda de juros aqui e possivelmente ser um estímulo para a economia”, completou.

Acesse a reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/12314218/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.