UNIFAL-MG forma novos profissionais do campus Poços de Caldas; solenidade reúne professores, familiares e amigos dos graduados

Discentes dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química, do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG, se graduaram na última segunda-feira, 05/02, na Casa Salles, em Poços de Caldas. Foram 84 novos profissionais que concluíram o ensino superior pela Universidade, sendo 30 no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), 21 em Engenharia Ambiental, 7 em Engenharia de Minas e 26 em Engenharia Química.

Ana Laura Siqueira proferindo o juramento solene. (Foto: arquivo/Dicom)

Presidida pelo diretor do campus de Poços de Caldas, Prof. Gunther Brucha, a solenidade festiva contou com a participação de representantes da gestão da Universidade, da gestão administrativa e das coordenações dos cursos, bem como homenageados, familiares e amigos dos formandos. Na ocasião, a formanda do curso de Engenharia Química, Ana Laura Siqueira, proferiu o juramento solene acompanhada dos demais colegas presentes.

Mirela de Lira Sousa recebendo capelo das mãos do diretor do Campus de Poços de Caldas da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo/Dicom)

A Bacharela Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Mirela de Lira Sousa, recebeu o capelo das mãos do diretor do Campus de Poços de Caldas da UNIFAL-MG e presidente da solenidade, Prof. Gunther Brucha, marcando a outorga dos graus de todos os graduados que, em seguida, receberam seus certificados de cada curso.

Servidora homenageada pelos cursos, Paula Mari Sato, recebendo homenagem das mãos do engenheiro de Minas Guilherme Oliveira de Araújo.(Foto: arquivo/Dicom)

Durante a cerimônia, os afilhados Cynthia Caroline Aparecida Neves Macedo, Vinicius Sanches da Silva, Victória Curi Nicolas e Julia Rodrigues Silva Messias prestaram homenagem aos padrinhos, respectivamente, Marcelo Ribeiro Barison, Carolina Del Roveri, Fabiano Cabañas Navarro e Leonardo Henrique Soares Damasceno. Ainda, o engenheiro de Minas, Guilherme Oliveira de Araújo, entregou homenagem à servidora homenageada pelos cursos, Paula Mari Sato.

Ian Félix de Oliveira, graduado do bacharel interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, recebendo o “Destaque Acadêmico”. (Foto: arquivo/Dicom)

Na sequência, o graduado do bacharel interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Ian Félix de Oliveira; a engenheira ambiental, Helena Faconi Lúcio; e a engenheira química, Victória Curi Nicolas; receberam o prêmio de “Destaque Acadêmico” por terem se destacado nas atividades curriculares durante sua trajetória na Universidade.

A bacharela interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Brenda Vitória de Abreu Fonseca, recordou, juntos dos colegas, os desafios e as conquistas trilhadas ao longo da graduação. “Nós passamos, pelo menos, três anos investindo nossas energias e nosso tempo, dando nosso melhor, para subir mais um degrau em nossas histórias e realizarmos o sonho de nos formar”, declarou.

“À turma de formandos desejo todo sucesso, alegria e realizações que a vida tem a oferecer. Vamos abraçar o futuro com coragem e entusiasmo, sabendo que somos capazes de alcançar tudo o que desejamos”, finalizou Brenda Fonseca.

A engenheira química, Marcela Correa de Figueiredo, discursou aos colegas graduados pelas Engenharias da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo/Dicom)

Em seguida, a oradora das Engenharias, a engenheira química Marcela Correa de Figueiredo, marcou os colegas com seu discurso, ao expressar gratidão pela dedicação envolvida entre alunos, familiares, colegas e professores na realização de sonho do ensino superior. “Aqueles que nos ouviram, ajudaram, se importaram e nos incentivaram a conquistar tudo o que temos hoje”, agradeceu.

Discursaram, também, o paraninfo do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Prof. Marcelo Ribeiro Barison; a paraninfa dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química, e vice-diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia, Profa. Carolina Del Roveri; o pró-reitor de Extensão e Cultura da UNIFAL-MG, Prof. José Francisco Lopes Xarão; e o diretor do campus de Poços de Caldas, Prof. Gunther Brucha.

Docente Gunther Brucha, diretor do campus Poços de Caldas, durante o seu pronunciamento. (Foto: arquivo/Dicom)

Em sua fala, a Profa. Carolina Del Roveri aconselhou os novos profissionais graduados sobre os desafios enfrentados na vida. “Muitas vezes, as coisas não acontecem da forma como esperávamos, ou no tempo em que esperávamos. É importante não desesperar. Podemos escolher entre sentar e reclamar ou buscar soluções. Podemos escolher entre nos entregar ou sermos resilientes, respirarmos fundo e buscarmos a luz do fim do túnel. A segunda opção é desafiadora, dolorida, trabalhosa, mas nos faz mais fortes”, pontuou a docente.

O diretor do campus, em seu discurso, salientou a importância da dedicação e do comprometimento dos discentes com a graduação. “Orgulhem-se disso, carreguem a UNIFAL-MG para sempre nos corações de vocês e defendam a ideia de continuidade e fortalecimento das Universidades Federais, para que outras pessoas possam ter a oportunidade que vocês tiveram”, finalizou o docente Gunther Brucha.

Confira as fotos do evento na galeria abaixo. (Foto: arquivo/Dicom)