Climatologista da Universidade explica, em reportagem, a queda na temperatura na região do sul de Minas

O professor Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, concedeu uma entrevista ao Jornal EPTV – 1ª edição. Na oportunidade, o docente, especialista em Climatologia, explicou o motivo das temperaturas mais amenas recém observadas na região sul-mineira. A matéria foi ao ar dia 14/02.

Segundo o pesquisador, é possível observar a chegada de uma frente fria que se avança até o litoral da região sudeste, trazendo um clima mais ameno e agradável à região do sul de Minas e da Serra da Mantiqueira. “Essa frente fria já encontra um El Niño não muito fortalecido como ele já esteve no ano passado, e por isso ela traz uma massa de ar com temperaturas que não serão misturadas com a capacidade maior de influência como no ano anterior”, afirmou.

“As massas de ar conseguirão então chegar e influenciar a região, provocando uma queda na temperatura e deixando o clima ameno. Mas é sempre bom ficar alerta aos avisos da defesa civil, pois essa mudança para uma região que já está umedecida pode provocar enxurradas e alagamentos que possivelmente traga transtornos para algumas localidades”, completou.

Confira as reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/12354816/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.