Docente da UNIFAL-MG explica situação da dengue no país e em Minas Gerais; reportagem repercute em mídia local

No dia 08/02, a Rádio Mundo Music FM exibiu um podcast sobre o combate e prevenção da dengue, em vista do decreto de emergência emitido pelo estado de Minas. Na oportunidade, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou do 27º episódio do “Mundo Cast”, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações a respeito da prevenção e utilização dos imunizantes no combate à dengue.

Segundo o docente, a dengue possui ciclos e, tanto no Brasil quanto em Minas Gerais, se observa esse ciclo de três em três em anos. “Se começou a observar melhor a situação em 2010, em 2013, depois em 2016, em seguida em 2019 que se atentaria 2022, porém foi o ano de início da pandemia de COVID-19, caracterizando assim em sequência o ano de 2023 como um dos piores em números para a dengue”, afirmou.

“Agora em 2024 se continua a observar que os casos estão aumentando e é importante lembrar a questão do aquecimento do global, assim como o fenômeno do El Niño que, associados, trouxeram muito calor e chuva, ainda somados a questão de prioridade da população e das autoridades à pandemia recente, deixando a cultura de cuidado com o mosquito da dengue, que é o vetor, e os criadouros um pouco de lado. Isso ajuda a explicar a explosão de casos”, completou.

Acesse o episódio completo: https://www.youtube.com/watch?v=z0vImnmrGkM&ab_channel=MundoMusicFM-103%2C9

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.