Docente da UNIFAL-MG comenta crescimento de contaminações pela dengue neste período do ano

No dia 21/02, o Jornal EPTV – 1ª edição exibiu uma reportagem sobre o possível pico da situação da dengue na região do sul de Minas. Na oportunidade, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, comentou o cenário precoce de casos observados neste ano.

Segundo o docente, a precipitação de chuvas e o calor intenso, viabilizado em função das mudanças climáticas, somados ao fenômeno do El Niño, possibilitaram a situação de antecipação dos casos observados. “Será necessário mais alguns meses para se ter um retrato melhor do porquê isso está acontecendo, e se houve alguma mutação do vírus. Mas o mais provável é a questão do aumento de criadouros”, afirmou.

“Em observação a curvas de distribuição de casos da doença, podemos dizer que chegamos em um pico. Os registros da Secretaria de Estado da Saúde mostram que houve uma queda, mas temos que observar que isso foi representado pelo carro chefe da epidemia, que é a região centro e adjacências, então, nós temos que ficar muito atentos a nossa região sul, porque ela é a segunda mais populosa, mas, realmente, podemos considerar que chegamos em um pico e esperemos que seja assim, mas os casos podem dar uma retomada também”, completou.

Confira a participação completa do docente no quadro pelo link: https://globoplay.globo.com/v/12374650/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.