UNIFAL-MG apoia campanha de reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras dos Técnicos-Administrativos em Educação

Nesta quinta-feira (22), Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos se reúne com representantes das IFEs para tratar do assunto

A reitoria da UNIFAL-MG, representada pelo reitor Professor Sandro Amadeu Cerveira, manifesta total apoio em relação à reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras dos Técnicos-Administrativos em Educação (PCCTAE), considerando a  importância da atuação das servidoras e servidores TAEs para toda a educação brasileira.

O assunto foi pauta de reunião nesta quinta-feira (22), no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Sendo a 3ª reunião da Mesa Específica e Temporária de Negociação, convocada pela ministra da pasta, Esther Dweck, para tratar do assunto. Diante da importante demanda dos servidores e das universidades,  reitores de diversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) declararam apoio à pauta.

Reitor da UNIFAL-MG apoia a luta pela recomposição e valorização da carreira dos servidores TAEs. (Foto: Arquivo Pessoal/Sandro Cerveira)

“O reconhecimento, tanto da necessidade de recomposição da carreira, para além da justiça em relação aos colegas, tem uma condição estratégica que é a permanência dos colegas TAEs que são concursados. Uma vez que os salários estão muito defasados, há uma forte tendência de evasão deles, tanto para outros concursos como para a iniciativa privada”, declara o reitor Sandro Cerveira.

Após quase 20 anos da promulgação da Lei n. 11.091/2005, que dispõe sobre a estruturação do PCCTAE, os reitores consideram a discussão da pauta como um marco importante na carreira dos profissionais. Com os anos sem reajuste de salários, as perdas chegaram a quase 40%.

Com relação à demanda dos TAEs apresentada, hoje, por meio da representação da Fasubra Sindical, durante reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), no que se refere à reestruturação e à recomposição salarial os servidores técnicos-administrativos em Educação, o professor Sandro Cerveira, que esteve presente no encontro, ressalta que a reunião foi positiva e o apoio do pleno foi unânime.

“A demanda não é apenas justa, do ponto de vista da carreira, mas é também absolutamente necessária, do ponto de vista estratégico, para a entrega das nossas universidades”, declarou o reitor da UNIFAL-MG.

A Andifes manifestou apoio à reestruturação da carreira dos servidores TAEs, em nota publicada hoje, 22 de fevereiro. Acesse em: Andifes manifesta Apoio à Proposta de Reestruturação da Carreira do PCCTAE