UNIFAL-MG avança em ranking que mede impacto acadêmico e científico na web

Universidade foi elencada na 13ª posição entre as instituições públicas e privadas de Minas

A UNIFAL-MG continua em destaque no Webometrics Ranking of World Universities, que mede o impacto da presença das instituições de ensino superior públicas e privadas na web. No ranking, divulgado no mês de janeiro deste ano, a Universidade ocupa a 13ª posição entre as instituições de Minas Gerais e a 115ª no Brasil.  Com esse resultado, a UNIFAL-MG mantém a colocação nacional e avança em uma posição no estado.

O Webometrics Ranking é organizado desde 2004 pelo Cybermetrics Lab, grupo vinculado ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), considerada a maior instituição pública de fomento à pesquisa da Espanha. O objetivo da iniciativa é incentivar as universidades e os acadêmicos a marcarem presença na web com as atividades e a produção científica

Segundo a organização do ranking, o baixo desempenho é um indicativo para avaliar a divulgação da produção acadêmica. “Se o desempenho web de uma instituição estiver abaixo do esperado de acordo com sua excelência acadêmica, as autoridades universitárias devem reconsiderar sua política de web, acesso aberto e transparência, promovendo aumentos substanciais do volume e da qualidade de suas publicações eletrônicas”, consta no portal da instituição.

A metodologia aplicada na avaliação considera apenas os indicadores de métrica web ou de métrica bibliográfica, segundo os critérios de visibilidade, que diz respeito ao impacto dos conteúdos publicados pelas instituições na web – peso 50% na pontuação; transparência: que corresponde ao número de citações de pesquisadores – peso 10% na pontuação; e excelência: que se refere ao número de artigos entre os 10% mais citados em cada uma das 27 disciplinas consideradas em um período de cinco anos – peso 40% na pontuação.

Confira o Ranking Web of Universities 2024.