Mestrando da UNIFAL-MG entrega livros sobre Furnas à ministra do meio ambiente; obras são produzidas por docentes e publicadas por editora da Universidade

Em visita à capital mineira, Belo Horizonte, a Ministra de Estado de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, recebeu dois livros publicados pela editora da UNIFAL-MG. Durante o encontro com autoridades, lideranças populares e ambientalista, que aconteceu no dia 24/02, ela foi presenteada pelo ambientalista e aluno do Mestrado em Educação, Guilherme Abraão.

Na ocasião, Guilherme Abraão comentou os títulos com a representante. “Ambos falam sobre o Lago de Furnas, sendo eles: Mandassaia, de Ildeu Manso Viera, escrito na década de 1950. A obra foi relançada, em 2019, pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIFAL-MG e passou a fazer parte do catálogo de publicação do Editora em 2022”, explicou o mestrando.

A segunda obra entregue pelo estudante foi História De Quando A Água Chegou, lançada em 2018. O livro foi resultado do programa CIVITAS – Práticas e Teorias do Literário, coordenado pelo professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Ítalo Oscar Riccardi León.

“A obra é um resgate literário e cultural dos relatos orais surgidos com a construção da barragem de Furnas. Além do livro, o programa ainda lançou documentários das gravações das entrevistas”, contou Guilherme Abraão.

Segundo o mestrando, a Ministra Marina Silva disse que conhece um pouco a história do Lago de Furnas, já passou e sobrevoou a região, e que irá ler para entender mais. Ainda, Guilherme Abraão convidou a Ministra para visitar e conhecer mais a região, o Lago de Furnas e, também, a UNIFAL-MG.

Sobre os livros

MANDASSAIA

Autor: Ildeu Manso Vieira

Organizador: Eloésio Paulo dos Reis

Sinopse: Com uma narrativa que transita entre a ficção e a realidade, este livro traz, na forma de romance, o testemunho do autor que vivenciou o alagamento de uma vasta área de terras do Sul de Minas para a criação da Represa de Furnas, entre o final dos anos 1950 e início dos anos 1960.

Histórias de quando a água chegou …

Organizadores: Flaviane Faria Carvalho, Ítalo Oscar Riccardi León, Paulo César Lima Carvalho e Rosângela Rodrigues Borges

Sinopse: Este livro tece um diálogo entre diferentes perspectivas teóricas que, de certo modo, tangenciam o tema, a metodologia e os conceitos abordados pelo projeto de extensão da UNIFAL-MG “Histórias de quando a água chegou”, cujo objetivo é resgatar e registrar, por meio de um documentário, as memórias ligadas à construção da barragem de Furnas na região do sul de Minas. Para tanto, contemplou-se as técnicas necessárias para a produção do roteiro e do documentário, além de reflexões teóricas sobre memória e identidade. O livro aborda, ainda, a peça teatral “A Represa”, escrita por Waldir de Luna Carneiro e a obra literária “Mandassaia”, escrita por Ildeu Manso Vieira.

Para adquirir os livros da Editora da UNIFAL-MG, acesse: https://www.unifal-mg.edu.br/extensao/livros-impressos/

** Este texto foi escrito em parceria com o discente do Programa de Mestrado em Educação (PPGE/UNIFAL-MG), Guilherme Abraão.