UNIFAL-MG forma novos profissionais do campus Varginha; cerimônia reúne professores, familiares e amigos dos graduados

Formandos dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública Bacharelado, Ciências Atuariais Bacharelado, Ciências Contábeis Bacharelado e Ciências Econômicas Bacharelado, do Campus de Varginha da UNIFAL-MG, se graduaram na última sexta-feira, 01/03. A cerimônia foi realizada no Theatro Capitólio de Varginha. Ao todo, foram 51 profissionais formados pela Instituição.

Representantes dos cursos que compuseram a mesa solene na formatura dos discentes do campus Varginha. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Conduzida pelo reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, a solenidade contou com a participação de representantes docentes e das coordenações dos cursos, assim como familiares e amigos dos formandos.

Além do reitor, compuseram a mesa solene o diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza; o pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Ferreira Lima; o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Prof. Manoel Vitor de Souza Veloso; o Coordenador do Curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Prof. João Marcos Caixeta Franco; o Coordenador do Curso de Administração Pública Bacharelado, Prof. Everton Rodrigues da Silva; a coordenadora do curso de Ciências Atuariais Bacharelado, Profa. Larissa Gonçalves Souza; o coordenador do curso de Ciências Contábeis Bacharelado, Prof. Cláudio Roberto Caríssimo; o coordenador do curso de Ciências Econômicas Bacharelado, o Prof. Bruno Aidar Costa; a paraninfa do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Profa. Gislene Araújo Pereira; o paraninfo dos cursos Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Prof. Ricardo Carvalho da Silva; e o funcionário homenageado, Sr. Marco Antônio Machado.

Maria José Gomes Martins, formanda do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Na ocasião, a formanda do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Maria José Gomes Martins, proferiu o juramento solene, acompanhada dos colegas, que confirmaram os votos baseados nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme o artigo 3º da Constituição Federal.

Caio Correia dos Santos Quina recebendo o capelo das mãos do reitor. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Após o juramento, o reitor conferiu os graus de bacharel e bacharelas aos estudantes presentes na solenidade. Em seguida, o administrador público Caio Correia dos Santos Quina recebeu o capelo das mãos do vice-reitor e os estudantes receberam os certificados entregues pelos paraninfos e coordenadores.

Na solenidade, os estudantes homenagearam os padrinhos de cada curso. A bacharela Interdisciplinar em Ciência e Economia Mari José Gomes Martins homenageou a Profa. Gislene Araújo Pereira,  Alda Lúcia Barbosa formada em Ciências Contábeis prestou homenagem ao Prof. Ricardo Carvalho da Silva; e a administradora púbica Lavínia Nascimento Silva homenageou o funcionário Sr. Marco Antônio Machado.

Cássio Aparecido Borges Fernandes, orador da turma. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

O orador da turma foi o administrador público Cássio Aparecido Borges Fernandes, que celebrou, junto dos colegas, a conquista de concluir uma graduação. “Meus caros formandos, hoje não é apenas o fim de uma jornada, mas sim o início de uma nova e emocionante aventura. Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e a certeza de que somos capazes de alcançar grandeza em tudo o que fazemos”, salientou.

Em seu discurso, o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Prof. Manoel Veloso, salientou a importância da qualificação na vida dos alunos. “Vocês se formam não apenas como profissionais qualificados, mas como agentes de mudança. Vocês têm o poder de

Professor Manoel Veloso em seu discurso. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

influenciar políticas, transformar organizações e impactar comunidades. E com esse poder, vem também uma grande responsabilidade”, destacou.

“Lembrem-se sempre do privilégio que é ter recebido uma educação pública e de qualidade e usem esse conhecimento para fazer a diferença no mundo. Este é apenas o começo de uma jornada repleta de possibilidades, e estou confiante de que cada um de vocês está preparado para enfrentar os desafios que estão por vir”, aconselhou o docente.

Além do professor, discursaram, também, na cerimônia, a paraninfa do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Profa. Gislene Pereira; o paraninfo, Prof. Ricardo da Silva; o pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Lima; e o reitor da Universidade, Prof. Sandro Cerveira.

Reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, em seu discurso. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Fechando os pronunciamentos da noite, o reitor Sandro Cerveira destacou a importância do juramento feitos pelos profissionais graduados. “Vocês estão sendo reconhecidos, aqui, para exercer funções altamente estratégicas. E vocês vão substituir pessoas que, hoje, tomaram decisões para que vocês pudessem estar aqui”, destacou o reitor.

“Vocês estão aqui porque outras pessoas pavimentaram o caminho. E vocês, merecidamente, caminharam nele, sangraram nele, choraram nele. O caminho foi feito por outros. A gratidão tem que ser a responsabilidade de que vocês, agora vão construir e pavimentar um país melhor, uma sociedade melhor, empresas melhores, mais justas, mais sustentáveis, mais organizadas para que possamos ter um país melhor”, finalizou.

Companheirismo e dedicação

Companheirismo e dedicação são palavras que definem o processo de graduação de Graziela Fernanda de Oliveira Ribeiro, graduada em Bacharelado em Ciências Contábeis. A contadora mencionou que se dedicou do início ao fim para concluir a graduação na UNIFAL-MG. “No meio do curso eu engravidei, consegui frequentar as aulas até no final da gravidez, e depois da licença maternidade retornei para as aulas. Aí veio a pandemia onde estudei on-line e tbm foi bom pra mim com criança bem pequena. Em resumo, confesso que foi uma luta conciliar gravidez, a criação da minha filha e as aulas”.

Graziela Fernanda de Oliveira Ribeiro foi graduada em Bacharelado em Ciências Contábeis, na noite de 01/03, ao lado de sua filha Isabela. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

“E tem um fato que me marcou muito, foi que minha filha com 7 meses foi para a faculdade comigo porque havia uma avaliação e meu marido estava viajando e não tinha ninguém para ficar com ela, pois não somos daqui. Mas a professora aplicou a avaliação para mim e ficou com ela no colo enquanto eu fazia, mostrando o seu lado humano. Tudo valeu a pena! Hoje eu completo esse ciclo e com minha filha ‘graduando comigo'”, se emociona ao contar.

Para ela, a graduação em uma universidade pública é fundamental para a sua carreira profissional. “Acredito que no aspecto teórico estarei sempre um passo a frente devido ao conteúdo e a capacitação acadêmica dos professores que a instituição me ofereceu durante todo o período. Também sou muito grata pela estrutura, pelo corpo docente, funcionários e também pela capacidade humana dos professores”, finalizou.

Confira, abaixo, as fotos da solenidade.

(Foto: Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG)