UNIFAL-MG comemora Jubileu de prata da Farmácia; solenidade celebra 25 anos de turmas que jubilaram durante a pandemia

A UNIFAL-MG comemorou, no dia 23/02, o jubileu de prata do curso de Farmácia. A turma de 1995, que carrega o nome do Prof. José Antônio Leite, fez os 25 anos durante a pandemia da Covid-19. Portanto, o grupo resolveu se reunir em fevereiro deste ano para comemorar a data. Ao todo, 43 jubilados receberam os certificados comemorativos.

A farmacêutica Cláudia Regina Machado de Figueiredo Leite prestou homenagem ao Prof. José Antônio Leite. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Estiveram presentes na solenidade o vice-reitor da Universidade, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, que compôs a mesa de honra ao lado da vice-diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Ana Lúcia Leite Moraes; da vice-coordenadora do Curso de Farmácia da UNIFAL-MG, Angélica Rosa Faria; e da egressa da turma, oradora e professora na UNIFAL-MG, Profa. Luciene Alves Moreira Marques.

Os jubilados receberam os diplomas comemorativos entregues pela vice-diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Profa. Ana Lúcia Moraes e pela vice-coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Angélica Faria. Após a entrega dos diplomas comemorativos os egressos homenagearam alguns professores que fizeram parte do corpo docente da turma.

A farmacêutica Cláudia Regina Machado de Figueiredo Leite prestou homenagem ao Prof. José Antônio Leite; a farmacêutica Adriana Benaglia de Oliveira homenageou o Prof. Antônio Camilo de Souza Cruz; o farmacêutico Arthur Emílio de Oliveira fez sua homenagem à Profa. Cássia Carneiro Avelino; p farmacêutico Diego Teixeira Carvalh prestou homenagem à Profa. Verônica Ferreira Magalhães; o farmacêutico Fábio Antônio Colombo homenageou a Profa. Sandra Maria Oliveira Morais Veiga; a farmacêutica Lara Cristina Silva fez sua homenagem à Profa. Maria Auxiliadora Soares Prado; e a farmacêutica Neide Pereira Oliveira homenageou o Prof. José Luiz Vieira da Silva.

Vice-coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Angélica Faria, em seu pronunciamento. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Em pronunciamento aos jubilados, a oradora da turma, Profa. Luciene Marques, leu um poema de Cecília Meireles aos colegas e salientou a importância da satisfação na vida profissional. “Que nós possamos olhar e perceber que a verdadeira felicidade ou satisfação não está em coisas grandiosas, mas nas pequenas coisas. Que embora sejamos pequenos diante da imensidão desse mundo, temos um papel fundamental a cumprir. Tínhamos e ainda temos uma missão”, destacou a oradora.

Em seguida, a vice-coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Angélica Faria, salientou o impacto da formação na vida dos farmacêuticos. “Nós farmacêuticos sabemos que o curso não nos deu apenas uma profissão, pois temos consciência do impacto positivo que podemos ter na vida das pessoas e na sociedade como um todo. Agradeço a vocês por tudo o que fizeram e farão para manter a qualidade e o nome da nossa Universidade!”.

Vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Pereira, em seu pronunciamento. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A vice-diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Profa. Ana Lúcia Moraes, em seu pronunciamento, frisou a importância do farmacêutico na sociedade atual. “Pesquisamos, produzimos, transportamos, armazenamos e dispensamos”. Ao final de seu discurso, a docente concluiu com um agradecimento: “é um privilégio e uma responsabilidade fazer parte de suas vidas, contribuindo para a saúde e o bem-estar de todos. Toda atuação do profissional farmacêutico é uma contribuição valiosa para uma sociedade mais saudável, informada e esperançosa”.

Para  finalizar, o vice-reitor, Prof. Alessandro Pereira, deixou uma mensagem de gratidão aos jubilados. “Essa gestão que hoje se consolida é por conta da gestão passada. Hoje nós nos orgulhamos da UNIFAL-MG, mas sem descuidar que o seu passado foi bastante importante nesta construção!”, finalizou.

Gratidão e emoção

Juliana Carvalho Ribeiro, que se graduou em 1995, conta que, atualmente, atua na docência em São João da Boa Vista e que a formação pela UNIFAL-MG foi crucial em sua trajetória profissional. A farmacêutica, também, já foi professora substituta na Universidade, de 2020 a 2022.

Juliana Carvalho Ribeiro, graduada em 1995, é docente na UNIFAI, em São João da Boa Vista, e atua na área de Farmácia Hospitalar. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

“A gente se organizou há um mês. Quando nos organizamos, pensei ‘estou em uma época tão boa da minha vida, com saúde, filhos criados, vou comemorar junto de meus colegas, pois não sei quando será o próximo’. De ontem para cá, foi um turbilhão de emoções. Como é forte a gente voltar para as nossas raízes, energiza. Ontem passou um filme de quando eu saí da UNIFAL-MG e tudo o que aconteceu, onde estou hoje. Ainda bem que a UNIFAL-MG faz isso, pois nos proporciona esse sentimento de força ao retornar às raízes”, finalizou.

Confira, abaixo, as fotos do evento.

(Foto: Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG)