Ferramenta virtual facilita o aprendizado de estudantes da Universidade nas disciplinas voltadas para o estudo de tecidos e de órgãos dos animais

Atlas Virtual de Histologia Interativa é acessado por aproximadamente 300 acadêmicos por semestre

Os acadêmicos dos cursos das áreas de Ciências Biológicas e de Ciências da Saúde da UNIFAL-MG contam com uma ferramenta essencial para o estudo de tecidos e dos órgãos dos animais: o Atlas Virtual desenvolvido pelo projeto de extensão “Histologia Interativa”. 

Professora Manuella Costa (ao centro), coordenadora do projeto, junto às acadêmicas Ana Carolina Silva Corrêa e Júlia Silvério dos Santos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Criado em 2017, o projeto envolve a documentação organizada e didática da coleção de lâminas utilizadas durante as aulas práticas das disciplinas de Histologia Básica e Histologia de Órgãos e Sistemas, e desde então, vem sendo constantemente atualizado.

À frente da proposta, está a professora Manuella Costa, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), que divide a coordenação com a professora Deila Rosely Carneiro, também do ICB. O projeto conta com a participação das discentes: Ana Carolina Silva Corrêa, Júlia Silvério dos Santos, Victoria Nascimento Guimarães Mattar e Raquel Cerruti.

“O projeto consistiu na produção de um atlas de Histologia Virtual, desenvolvido por alunos da UNIFAL-MG, enriquecido com material teórico, imagens ilustrativas, cortes histológicos e questionários sobre todas as áreas de estudo da Histologia”, conta a professora Manuella Costa.

Ao longo dos anos, a plataforma do atlas passou a ser amplamente utilizada pelos estudantes durante as aulas práticas, como material complementar e hoje, é acessada por aproximadamente 300 acadêmicos por semestre. “Um dos diferenciais da ferramenta é o fácil acesso ao conteúdo ministrado nas aulas teóricas e práticas, principalmente dos cortes histológicos do nosso laminário, através das fotomicrografias, nos diferentes aumentos, simulando o que é observado no microscópio durante as aulas práticas”, explica a coordenadora, destacando a possibilidade de o atlas virtual permitir que o discente tenha acesso em qualquer horário e em qualquer lugar.

(Imagem: Reprodução/Atlas Virtual de Histologia Interativa)


Interação e Praticidade

Ana Carolina Silva Corrêa, discente do 5o período de Biomedicina – integrante do projeto. (Foto: Arquivo Pessoal)

Para Ana Carolina Silva Corrêa, discente do 5º período de Biomedicina e integrante do projeto, um dos fatores que mais contribuiu para a visualização das lâminas foi o fato de as imagens disponíveis no atlas serem as mesmas lâminas que são observadas pelos estudantes nas aulas práticas. “Através do atlas, o estudo em Histologia ficou muito mais prático e interativo”, confirma.

“A minha participação no projeto impulsionou muito meus conhecimentos na disciplina e os procedimentos que realizei no laboratório com esse projeto me atribuiu muita experiência na área”, completa.

Entre as modificações que foram feitas na plataforma nos últimos sete anos, está, por exemplo, a inserção de novos cortes histológicos, como o de duodeno, pele fina, tireoide e cartilagem elástica. Além disso, a equipe responsável promoveu melhorias na qualidade das imagens, enriqueceu os textos com mais conteúdo explicativo e inseriu questionários referentes a cada capítulo abordado, o que contribuiu ainda mais para o aprendizado dos estudantes.

Júlia Silvério dos Santos, discente do 6o período de Farmácia, ressalta a diferença após as alterações na ferramenta. “Tive a oportunidade de ministrar monitoria de Histologia antes e depois do aprimoramento do atlas virtual e posso afirmar que fez uma diferença muito grande no aprendizado dos alunos, com as imagens em boa resolução e disponíveis para consulta, eles podiam revisar as mesmas lâminas aprendidas em sala de aula e sanar suas dúvidas”, compartilha.

Júlia Silvério dos Santos, discente do 6o período de Farmácia – integrante do projeto. (Foto: Arquivo Pessoal)

Como participante do projeto, Júlia dos Santos também pontua o quanto a atuação no desenvolvimento enriqueceu sua formação. “Pude aprofundar ainda mais meu conhecimento, tendo contato frequente com a matéria de modo fácil e prático”, relata.

A experiência de integrar a equipe do projeto Histologia Interativa também foi destacada como enriquecedora pelas discentes, Victoria Nascimento Guimarães Mattar, do 9º período de Biomedicina, e Raquel Cerruti, do 7º período de Medicina.

Victoria Nascimento Guimarães Mattar, do 9º período de Biomedicina – integrante do projeto. (Foto: Arquivo Pessoal)

Victoria Mattar comenta o quanto foi positivo a interação em todas as etapas do trabalho em equipe. “A experiência com o Atlas Interativo foi extremamente enriquecedora. Desde a elaboração do conteúdo, até a convivência com as demais colaboradoras do projeto”, disse, pontuando o quanto a plataforma do atlas contribui para o aprendizado dos acadêmicos.

“Sem dúvida é uma ferramenta que auxilia no entendimento da teoria da Histologia, mas que torna tudo mais visual, sem contar os questionários que participam da fixação do conteúdo”, enfatiza Victoria Mattar.

Raquel Cerruti, do 7º período de Medicina – integrante do projeto. (Foto: Arquivo Pessoal)

Reforçando a fala da colega, Raquel Cerruti salientou: “Participar da elaboração do Atlas foi uma experiência incrível para mim, principalmente porque nossa equipe trabalhou muito para que ele se tornasse uma ferramenta maravilhosa para complementar os estudos sobre Histologia. E de fato isso se concretizou: a plataforma é muito relevante, ajuda demais a visualizar e entender diversos conteúdos e contribui para o entendimento teórico da disciplina com os questionários.”

 

Metodologia complementar contribui para manter o comprometimento dos estudantes

Durante a pandemia, o atlas virtual se destacou como uma ferramenta vital para o ensino remoto ao ser empregado nas aulas teóricas e práticas como uma metodologia complementar de ensino. Segundo a coordenadora, a utilização contribuiu para manter o comprometimento dos estudantes, alcançando resultados positivos no processo de aprendizado.

Imagem: Reprodução/Atlas Virtual de Histologia Interativa

“Esse sucesso deve-se ao seu fácil acesso e ao fato de ser uma excelente fonte de material de consulta. Além disso, o projeto Histologia Interativa alcançou e continua alcançando seu objetivo de criar um ambiente interdisciplinar para a discussão de lâminas, auxiliando tanto os discentes quanto os profissionais das áreas biológicas e da saúde a esclarecerem suas dúvidas em relação à disciplina e aos cortes histológicos de diferentes órgãos e tecidos”, argumenta a professora Manuella Costa.

Conforme a professora Manuella Costa, a possibilidade de substituir o uso das lâminas histológicas de vidro pelas virtuais ampliou a variedade e a qualidade dos cortes histológicos disponíveis, o que também foi observado como contribuição efetiva da ferramenta.

A experiência da implantação e utilização do atlas virtual foi relatado em artigo publicado em 2023 pela revista Conexão da UEPG, uma publicação vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX), da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Confira aqui.

Para conhecer o Atlas Virtual de Histologia, acesse este link.

Leia também a matéria sobre o projeto, divulgada em 2018: Projeto de extensão resulta em Atlas Virtual para o aprendizado de Histologia

A seguir, acesse a reprodução de telas da página do atlas: