Docente da UNIFAL-MG comenta situação de subnotificação de casos da Dengue em Minas Gerais; reportagem repercute em mídia local

O professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou do Jornal da EPTV 2ª edição e comentou o cenário de casos de subnotificação da Dengue em Minas Gerais. A reportagem foi ao ar no dia 08/03.

Segundo o epidemiologista, até cinquenta por cento dos casos não apresentam sintomas nas pessoas, e outros vinte por cento apresentam sintomas muito leves. “Esse cenário representa pelo menos dois terços dos casos, e essas pessoas sem sintomas ou com sintomas leves muitas vezes ficam em casa se tratando por conta própria, e o caso não é detectado oficialmente. É importante frisar que os casos detectados em farmácias, hospitais e laboratórios, por lei, é obrigação a comunicação, pois a Dengue é uma doença de notificação compulsória”, afirmou.

Ainda de acordo com o professor, a região sul é a segunda mais populosa, tem em torno de 2 milhões e 800 mil habitantes, e a mais populosa é a região central com 6 milhões e 800 mil habitantes. “A região centro iniciou o estado de epidemia em Minas Gerais e, agora, já a umas três semanas, segundo os dados do Ministério da Saúde, a região central vem registrando uma queda nesse número de casos ao longo do tempo, mas a nossa região sul, por outro lado, ainda está com elevação de casos. Então, de modo geral o estado precisa estar muito atento ao panorama e evitar maiores escaladas de casos”, completou.

Confira a reportagem completa pelos link: https://globoplay.globo.com/v/12418263/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.