Esterilização gratuita de cães e gatos em Alfenas é sediada na UNIFAL-MG; ação é realizada por protetora independente e servidora da Universidade em conjunto com ONG’s de Minas Gerais

No início desta semana, dias 12 e 13 de março, cerca de 120 animais domésticos, entre cães e gatos, receberam esterilização gratuita na UNIFAL-MG, na quadra da Sede da Instituição. A ação foi promovida pela protetora independente dos animais e servidora da Universidade, Walkíria Alves Teixeira, em parceria com a Associação Parceria, de Juiz de Fora-MG e com a ONG Respeito Animal, de Alfenas-MG.

Walkíria Teixeira é protetora independente dos animais e servidora da Universidade. (Foto: arquivo/Dicom)

Conforme explicou a servidora, as inscrições para a castração ocorreram antecipadamente, pelos tutores dos animais, no dia 07/03, no hall do prédio V, da Sede da UNIFAL-MG. Na ocasião, cada tutor recebeu uma ficha de inscrição, por animal, com indicações de cuidados necessários para o dia da cirurgia, como jejum de 8 a 12 horas.

Medicamentos, instruções do pós-operatório e cartilhas educativas recebidas pelos tutores. (Foto: arquivo pessoal/Walkíria Teixeira)

Segundo Walkíria Teixeira, no dia da cirurgia, os tutores levaram seus animais na quadra da Sede da Universidade, local onde fica o “castramóvel”. Antes do procedimento, os pacientes passam por pesagem e anamnese, realizada pelos veterinários da Associação Parceria JF. “É uma castração muito rápida, com profissionais extremamente capacitados e a recuperação dos animais também é muito rápida, e as pessoas saem daqui felizes”, afirmou a protetora.

A ação passou por aprovação da Vigilância Sanitária de Alfenas e ganhou apoio da Dog Choni rações, que distribuiu petiscos aos animais participantes. Na ocasião, a protetora pediu aos tutores que tiveram animais castrados pela ação a doação de 2 quilos ração para ajudar outros animais que são abandonados e recebem lares temporários.

Na foto, estão a protetora Walkíria, uma das veterinárias atuantes e os demais voluntários. (Foto: arquivo pessoal/Walkíria Teixeira)

Além da castração, os pets receberam, gratuitamente, a implantação de um microchip de identificação; roupa de pós-operatório, para fêmeas e colar elizabetano, para machos; bem como todos os medicamentos necessários para uso após o procedimento.

“O chip é cadastrado no nome do tutor, para evitar abandono ou perda do animal. Então, se caso alguma dessas situações ocorrerem, é possível identificar o animal com um leitor do chip, disponível em aplicativo baixado no celular”, explicou Walkíria Teixeira.

Na foto, estão os veterinários da Associação Parceria, de Juiz de Fora-MG, que atuaram na ação, e a protetora Walkíria Teixeira. (Foto: arquivo pessoal/Walkíria Teixeira)

Na oportunidade, a servidora contou com a ajuda de voluntários que, além de cederem lar temporário aos animais abandonados, ajudaram no processo de monitoramento, pesagem e demais serviços prestados no dia da castração. Conforme informado pela protetora, todos os animais que receberam a esterilização são Sem Raça Definida (SRD), conhecidos como “vira-latas”.

“Este foi o 5º mutirão de esterilização que eu realizo em parceria com o deputado estadual Noraldino Júnior. Fazem dois anos que o evento acontece aqui na UNIFAL-MG, com o apoio da Instituição e é muito bom contar com esses apoios, porque são muitos animais que precisam deste serviço, que foram abandonados, ou domesticados que pegam muita cria e precisam da castração”, contou Walkíria Teixeira.

Confira, abaixo, as fotos do evento. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)