Docente da UNIFAL-MG comenta reutilização de materiais apreendidos pela Receita Federal para produção de microcomputadores

No dia 17/03, o Estadão veiculou uma reportagem sobre parceria firmada entre instituições de ensino e a Receita Federal para o aproveitamento de materiais apreendidos em produção e transformação de aparelhos eletrônicos “gatonets e TV box” em microcomputadores, bebidas alcoólicas em álcool gel e cigarros em adubos. Na ocasião, o professor Leonardo Henrique Soares Damasceno, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, comentou o funcionamento do processo de remoção de software para a produção dos microcomputadores.

De acordo com o docente, é removido o software que dá acesso ilegal aos satélites e bloqueiam o aparelho para que não seja utilizado na captura de sinal, assim, o aparelho pode ser reconfigurado para funcionar como um microcomputador, após a instalação de um sistema operacional e de softwares educacionais gratuitos. “São muitos modelos diferentes de TV Box e, para cada um, temos que ter um protocolo de descaracterização”, afirmou.

“Cada protocolo que eu desenvolvo jogo no grupo das instituições de ensino que participam do programa e todas elas podem replicar, a gente vai se ajudando dessa forma.” completou.

Leia a reportagem completa no link: https://leiaisso.net/q2wmw/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.