Em entrevista, docente da UNIFAL-MG explica casos de idosos com CPF bloqueados por falta de declaração de Imposto de Renda

No dia 12/03, a Rede Mais HD exibiu um programa sobre a situação dos aposentados que apresentam Cadastro de Pessoa Física (CPF) bloqueados por não declararem imposto de renda. Na oportunidade, o professor Pedro José Papandrea, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, participou do programa Fala Minas, explicando como agir em casos de pendências como essas.

Segundo o docente, geralmente, esses aposentados nunca chegaram a declarar o imposto de renda, por não haver necessidade antes. Outra origem para o problema, explicou o professor, é a falta da atualização da tabela padrão de imposto de renda, que não passou por atualização desde 2016. “Todos os pequenos aumentos que os aposentados foram tendo, somando o décimo terceiro, acabaram estourando o valor mínimo de isenção de declaração”, afirmou.

Ainda de acordo com o professor, não se deve confundir a não declaração com o não pagamento desses impostos. “Estes idosos passaram a precisar declarar, não declararam e, ocasionalmente, foram pedir financiamento ou crédito e descobriram que estavam com o CPF bloqueado”, explicou.

“Para facilitar a solução, o ideal é ter acesso à plataforma gov.br e, para isso, é importante instruir esse idoso com os devidos cuidados a sites errados. Uma vez dentro do acesso correto, ele inicia no nível bronze, mas. preenchendo corretamente os dados, facilmente chega ao nível ouro, obtendo, assim, acesso à página da receita por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) em que saberá quais anos estão devidos”, esclareceu.

Confira a entrevista completa pelo link: https://youtu.be/mubH9CaYkVU?si=VfJ4Wr6VDOT1CZq_

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.