Docente da UNIFAL-MG comenta disparada nos casos de Dengue no sul de Minas; reportagem repercute em mídia local

No dia 23/03, o Jornal EPTV – 2ª edição exibiu uma reportagem sobre a situação de emergência em casos de Dengue na região do sul de Minas. Na oportunidade, o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, comentou a disparada de casos e as necessidades de medidas de prevenção.

De acordo com o docente, os ciclos das epidemias no Brasil e em Minas Gerais desde 2010, especialmente, são trienais (intervalo de 3 anos) e em 2022 ainda se verificava a situação de pandemia da COVID-19. Segundo ele, em função da menor mobilidade da época, um dos fatores que não geraram a mesma situação de emergência foi a menor circulação do vírus. “Em 2023 já tivemos muitos casos, que podem estar reproduzindo o que seria em 2022 dentro do ciclo trienal, e agora começo de 2024 associado à questão climática e precipitação de chuvas, muitas pessoas estão tendo contato com a doença”, afirmou.

“Se forem tomadas as medidas necessárias para que se combata os criadouros e se evite o contágio a partir deste vetor, observaremos resultados, de fato, dentro dessa lógica: que depois de picada a pessoa tem sintomas de três a quatorze dias depois, em duas semanas”, completou.

Confira a reportagem completa pelos link: https://globoplay.globo.com/v/12461910/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.