UNIFAL-MG publica segunda edição do Manual de Normalização para apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Entenda o que mudou com base nas normas de informação e documentação da ABNT em vigor

A UNIFAL-MG publicou a 2ª edição do Manual de Normalização para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos, destinado aos trabalhos técnico-científicos da Universidade. Com base nas normas de informação e documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor, o manual foi elaborado pela equipe de bibliotecários-documentistas da UNIFAL-MG. O documento está disponível na nova página do Sistema de Bibliotecas (SIBI/UNIFAL-MG) e contribui para os discentes no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, bem como auxilia os orientadores e professores na tarefa de estabelecer o padrão de apresentação dos trabalhos.

Capa do Manual de Normalização e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo/SIBI)

“Além de auxiliar os discentes no processo de desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e auxiliar os orientadores e professores na tarefa de estabelecer o padrão de apresentação de trabalhos, o Manual de Normalização e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da UNIFAL-MG visa atender ao Instrumento de Avaliação de Cursos, indicador 1.11 (Trabalhos de Conclusão de Curso) no que se refere à ‘divulgação de manuais atualizados de apoio à produção dos trabalhos'”, destaca Natália Maria Leal Santos, diretora do SIBI/UNIFAL-MG.

De acordo com a diretora, a ABNT ter atualizado a NBR 10520 (Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação) após 21 anos foi o que motivou a atualização do manual. Na oportunidade, a equipe de bibliotecários do SIBI/UNIFAL-MG realizou a atualização do manual conforme as novas orientações da NBR 10520/2023.

A equipe informou que, além do Manual, os discentes podem contar com templates, elaborados no Word, para a elaboração dos trabalhos acadêmicos. Conforme explicado por eles, os templates são arquivos modelos, editáveis, desenvolvidos de acordo com o manual para auxiliar na apresentação e formatação dos trabalhos, a fim de não causar prejuízo aos discentes pela desatualização do manual anterior.

A partir da publicação do manual, todos os trabalhos elaborados na Universidade deverão seguir as orientações atualizadas.

Quais são as principais mudanças?

Segundo informações fornecidas pela equipe do SIBI/UNIFAL-MG, de maneira geral, não houve alteração na estrutura do documento, mas a atualização das orientações, principalmente no capítulo 7, o capítulo das “Citações”.

As principais mudanças realizadas na NBR 10520/2023 e atualizada no Manual, capítulo 7, foram:

• Chamada do autor entre parênteses no texto deixa de ser em caixa alta. Exemplo: (Santos, 2023);
  • Documentos com mais de três autores, opta-se pelo et al. ou cita-se todos os autores no texto. Exemplos: (Santos et al., 2023), (Santos; Souza; Silva; Sena, 2023), Santos et al. (2023) ou Santos, Souza, Silva e Sena (2023);
  • Para destaques dentro de citações diretas, não existe mais grifo do autor, APENAS o “grifo nosso”;
  • Não se usa mais informação verbal. Dados obtidos em fontes não publicadas formalmente (palestras, discursos, comunicações) devem ser indicados no texto ou nota, sem a necessidade de gerar referência;
  • Quando a citação for traduzida pelo autor que está elaborando o trabalho, utilizar a expressão tradução nossa ou tradução própria;
  • Para citações diretas de textos não paginados, deve indicara localização. Caso não tenha informação de localização, não é necessário mencionar. Exemplo: (Brasil, 1998, cap. V, art. 49, inc. I);
  • Passou a considerar apenas dois tipos de notas: nota de referência e nota explicativa;

Conforme esclarecido pela equipe do SIBI, o discente poderá utilizar outras ferramentas de processamento e edição de texto de sua preferência para elaboração do trabalho, como LaTeX, LibreOffice, entre outros. “Nesse caso, é necessário apenas seguir as definições de formatação e normalização do trabalho conforme o Manual de normalização e apresentação de trabalhos acadêmicos da UNIFAL-MG”, pontua os bibliotecários.

A contribuição da normalização bibliográfica para o meio acadêmico
Flaviane Faria Carvalho é docente no curso de Letras Português da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo pessoal/Flaviane Carvalho)

“As normas da ABNT têm a função de garantir que o conhecimento científico seja produzido e disseminado de modo compreensível e seguro”, salienta a professora Flaviane Faria Carvalho, docente no curso de Letras Português da UNIFAL-MG.

Responsável por ministrar as disciplinas de Metodologia de Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso II; e Introdução à Divulgação Científica, a docente relatou à Dicom que já está ciente da atualização e utiliza o material atualizado para preparar as aulas das disciplinas. “É fundamental que toda a comunidade acadêmica esteja atualizada e familiarizada com essas regras de formatação, a fim de padronizar a estruturação de suas pesquisas e oferecer contribuições significativas para as diferentes áreas do saber”, comenta a professora Flaviane Carvalho.

Mais informações podem ser obtidas na página do Sistema de Bibliotecas no link: https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/publicada-a-2a-edicao-do-manual-de-normalizacao-e-apresentacao-de-trabalhos-academicos-da-unifal-mg/