Em reportagem, docente da UNIFAL-MG comenta variação brusca de temperaturas na região em função da amplitude térmica

O professor Daniel Juliano Pamplona da Silva, do Instituto de Ciências e Tecnologia da UNIFAL-MG, concedeu uma entrevista ao Bom Dia Cidade. Na oportunidade, o docente explicou a amplitude térmica que ocorre na região sul mineira, afetando as temperaturas. A matéria foi ao ar dia 26/03.

Segundo o professor, a amplitude térmica é a variação de temperatura muito grande, bastante comum ao longo do ano. “Em determinadas épocas essa amplitude pode chegar a valores muito altos, saindo de dois graus até trinta graus, por exemplo, em um curto intervalo de tempo,” afirmou.

“Isso acontece por ser um fenômeno da natureza que está ligado ao movimento de rotação e translação da Terra, tanto de sua inclinação em relação ao próprio eixo quanto de sua proximidade ao sol. Essas duas coisas vão influenciar na amplitude térmica ao longo do ano. Já em um dia só, pode ser em particular, o fator do microclima, como as chuvas. Nas transições das estações, como agora no outono, e também na primavera é bastante comum, mas na primavera costuma mais ameno,” completou.

Acesse a matéria completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12466353/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.