UNIFAL-MG realiza Workshop de empreendedorismo e inovação em Enfermagem; evento é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e pela Liga Acadêmica de Enfermagem Neonatal e Pediátrica da Universidade

O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e a Liga Acadêmica de Enfermagem Neonatal e Pediátrica da UNIFAL-MG promoveram o Workshop Empreendedorismo e Inovação em Enfermagem, no dia 22 de março, na Sede da Universidade. Com o objetivo de revolucionar a maneira de implementação do processo de cuidado, o evento buscou aprimorar habilidades empreendedoras e explorar estratégias inovadoras entre os participantes.

Sob a coordenação do professor Denis da Silva Moreira, da Escola de Enfermagem, o evento foi oferecido para discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, discentes de enfermagem da comunidade interna e comunidade externa, bem como profissionais de enfermagem da comunidade externa.

Bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Inovação, Wagner de Oliveira Júlio e Rafael Passos Domingues, durante a apresentação. (Foto: arquivo/Dicom)

A ação teve início apresentação da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade (I9/UNIFAL-MG) pelos Bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Inovação Rafael Passos Domingues e Wagner de Oliveira Júlio.

Na oportunidade, os bolsistas informaram os participantes do evento a respeito das possibilidades de parceria com a I9 da Universidade no desenvolvimento de projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação.

Em seguida, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Profa. Namie Okino Sawada deu boas-vindas aos participantes.

Para ministrar o conteúdo oferecido no workshop, a equipe organizadora convidou a egressa da UNIFAL-MG, profa. Samara Macedo Cordeiro, atualmente docente da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP, que ministrou a palestra denominada “Empreendedorismo e inovação na Enfermagem: um novo espaço para o cuidado”.

Samara Macedo Cordeiro é egressa da UNIFAL-MG e, atualmente, docente da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Conforme informado pela equipe, o workshop foi idealizado no intuito de trazer as experiências exitosas da enfermeira e docente, além de promover o espaço para a troca de ideias e o desenvolvimento de soluções criativas e eficientes para os problemas enfrentados pelos profissionais de enfermagem.

“A palestrante e facilitadora Profa. Dra. Samara Macedo Cordeiro é egressa da UNIFAL-MG do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, uma profissional dedicada, pronta para compartilhar seus conhecimentos e experiências conosco. Suas histórias inspiradoras e insights valiosos certamente nos motivaram a buscar novas formas de inovar e empreender em nossa prática diária”, destaca o coordenador do evento, Prof. Denis da Silva Moreira.

Segundo o professor Denis Moreira, o setor de saúde está em constante evolução, enfrentando desafios complexos e demandas crescentes. “É crucial que os profissionais de enfermagem estejam preparados para se adaptar às mudanças e liderar iniciativas inovadoras que melhorem a eficiência e a qualidade dos cuidados de saúde”, afirma.

Para o docente, a promoção do empreendedorismo e da inovação em enfermagem pode levar a avanços significativos na qualidade dos cuidados de saúde oferecidos aos pacientes. “Novas abordagens, tecnologias e modelos de cuidado podem resultar em melhores resultados clínicos, maior satisfação do paciente e maior eficiência operacional nas instituições de saúde”, salienta.

Confira, abaixo, as fotos do evento. (Foto: arquivo/Dicom)