Uma visão de 44 anos de UNIFAL-MG

Magali Benjamim de Araújo¹

Iniciei o curso de Farmácia na Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas – EFOA (UNIFAL-MG) em Alfenas-MG, em 1976, onde fui aprovada em 14º lugar para o total de 80 vagas. Meu pai (in memoriam) foi meu grande incentivador e apoiador pois dizia que “A melhor herança que os pais poderiam deixar para os filhos (as) é o estudo”.

No período de minha graduação não havia atividades complementares, pesquisa científica e nem atividades de extensão formalizadas, mas já realizávamos ações por meio das “Operações Saúde”. A monitoria na disciplina de Química Analítica foi parte integrante da minha vida acadêmica, por dois anos consecutivos. Conclui o curso de Farmácia em 1978 e Farmácia-Bioquímica em 1979.

A minha primeira experiência profissional ocorreu a partir da minha contratação na EFOA (UNIFAL-MG) em 1º março de 1980 para o cargo de Professor Colaborador para a disciplina de Química Analítica e fui lotada no “Departamento de Ciências Exatas”, atual Instituto de Química. Em 09/07/1981 fui efetivada e posicionada na classe de Professor Assistente, Referência 1, porém lotada no então “Departamento de Farmacologia e Fisiologia”, atual Departamento de Alimentos e Medicamentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, que dispunha de código de vaga. Ministrei as disciplinas Farmacologia, Deontologia Geral e Química Farmacêutica a qual assumi como primeira responsabilidade nos anos de 1984 e 1985 e, depois, a partir de 1994 quando do meu retorno da pós-graduação na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP/SP.

No Departamento de Farmácia (alterado a nomenclatura Farmacologia e Fisiologia) a partir de 2000, ministrei as disciplinas Biossegurança e Primeiros Socorros e Controle de Qualidade Físico-Químico de Fármacos Medicamentos e Cosméticos, a qual sou responsável. Em relação a outros cursos, sou responsável pela disciplina de Biossegurança para o curso de Química – Bacharelado, desde 2007.

As mudanças que vi ocorrer nesses 44 anos!

Desde a transformação da EFOA em Centro Universitário – Efoa/Ceufe (Portaria do MEC nº 2.101, de 1º de outubro de 2001), a partir de ampliações com os cursos de Nutrição, Ciências Biológicas e da Modalidade Fármacos e Medicamentos para o curso de Farmácia (Portaria do MEC 1.202, de 03/08/1999) com início em 2000, tenho vivenciado e participado da evolução da Instituição.

Como parte da comissão de implantação da Modalidade Fármacos e Medicamentos para o curso de Farmácia, fomos responsáveis pela elaboração do projeto de implantação, operacionalização e funcionamento, o que impulsionou a criação do Núcleo Controle de Qualidade (2000), habilitado desde 2008 pela Anvisa para realização de ensaios analíticos para fármacos, medicamentos, cosméticos e água e estudos de equivalência farmacêutica de medicamentos de formas farmacêuticas sólidas, semissólidas e líquidas, de produtos não estéreis.  O órgão complementar atende o ensino de graduação com estágios curriculares, de pós-graduação, a pesquisa e a extensão, do qual atuo na Chefia.

A expansão da Efoa/Ceufe trouxe também a implantação do curso de Química – Bacharelado (Resolução 002/2003, de 13/03/2003), do qual sou docente responsável pela disciplina de Biossegurança.

Com a transformação em Universidade – UNIFAL-MG (Lei 11.154/2005, em 29/07/2005), vivenciamos a implantação do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas na UNIFAL-MG, do qual participo como docente até os dias atuais. Também experimentamos momentos da expansão da instituição como a implantação dos campi em Varginha, Poços de Caldas e da Unidade II – Santa Clara em Alfenas/MG, atendendo à expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (2009).

O aumento vertiginoso do número de cursos de graduação e de pós-graduação, de estudantes, de professores e de colaboradores, que temos atualmente, evidencia a ampliação da Universidade, com as construções de novos prédios, suas melhorias e avanços da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

Na gestão tive a oportunidade de envolver e contribuir com o crescimento institucional. O meu primeiro envolvimento se deu na gestão acadêmica, na qualidade de coordenadora do curso de Farmácia (Portaria Nº 378 de 1/11/93 e Portaria Nº 138 de 22/03/02) e, posteriormente, atuado como representante no colegiado do curso de Farmácia. Tive por desafio na coordenação acompanhar as Conferências de Educação Farmacêutica e implantar na UNIFAL-MG as novas Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Farmácia que iniciaram em 08/2005 com a formação generalista.

Na gestão administrativa presidi a Comissão Permanente de Vestibular – COPEVE, atual DIPS (Diretoria de Processos Seletivos). Neste setor, passei por várias experiências com mudanças de empresas terceirizadas que realizaram os processos de vestibular da instituição. A partir de 2002 até 2008 permaneci apenas membro desta comissão permanente.

A minha atuação em várias comissões, representando a Farmácia, me ajudaram a ter uma visão global da gestão pública da Universidade. Em maio de 2011, fui a primeira diretora eleita da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, compondo a direção juntamente com a Profa. Fernanda Borges de Araújo Paula, que assumiu a posição de vice-diretora (Portaria nº 634 de 23/05/11).  Além de ter participado da elaboração do Regimento Interno da Faculdade de Ciências Farmacêuticas durante o ano de 2010, o nosso desafio foi fazer a gestão de uma unidade acadêmica que acabara de se tornar Faculdade.

Durante a nossa gestão, que perdurou por dois anos, tivemos a oportunidade de elaborar e aprovar os Regimentos Internos dos Órgãos Complementares da FCF-UNIFAL-MG, criar a página (www.unifal-mg.edu.br/fcf), elaborar edital para criação da logomarca da Faculdade, além de incentivar e apoiar a coordenação do programa de mestrado em Ciências Farmacêuticas a apresentar proposta de criação do doutorado que foi aprovado em novembro de 2012 pela CAPES com conceito 4.

Ainda, assim, atuamos juntamente com a Reitoria e Pró-Reitorias de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional e Administração e Finanças para administração de recursos de custeio e capital descentralizados da Reitoria e para executar obras e serviços visando à expansão/modernização e recuperação das áreas físicas do sistema didático-científico da Faculdade.

Os esforços realizados foi para que a Faculdade de Ciências Farmacêuticas adquirisse sua identidade pelos Departamentos de Alimentos e Medicamentos e Análises Clínicas e Toxicológicas e tivemos vários laboratórios modernizados. Também, apoiamos e incentivamos a capacitação de docentes e de técnicos administrativos em educação da FCF-UNIFAL-MG visando a qualificação e melhoria do conhecimento na área de atuação.

Em maio de 2013, passamos por um novo processo de eleição e, novamente, fomos eleitas para a direção e vice-direção da FCF-UNIFAL-MG, mandato de 2013-2015 (Portaria Nº1149 de 24/05/13).  No entanto, para o segundo mandato não tive tempo de colocar em prática o que havíamos proposto como Linhas Básicas do Plano de Gestão, pois em agosto de 2013 fui convidada pelo reitor da época, Prof.  Paulo Márcio de Faria e Silva, para compor a sua chapa como vice-reitora no processo de escolha do reitor para a UNIFAL-MG, mandato 2014-2018. Iniciamos nosso mandato em plena comemoração dos 100 anos da UNIFAL-MG!

Na gestão universitária, embora tenha considerada como tamanho desafio e responsabilidade, pude evidenciar durante nosso mandato que a união de várias mãos no processo da gestão administrativa permitiu maior leveza, tornando-se prazeroso zelar e dar suporte aos 5 (cinco) pilares da Instituição, ou seja, planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas e de gestão  e infraestrutura, para que a UNIFAL- MG continuasse caminhando dentro dos padrões de qualidade da educação superior.

Nos meus 44 anos como servidora pública, e tendo a oportunidade de vivenciar e de participar do constante crescimento e transformação da UNIFAL-MG, está sendo um privilégio e uma dádiva, e ao completar 110 anos de existência desejo que a trajetória futura da Universidade seja igualmente marcada pela determinação, ousadia, perseverança e pelo papel de liderança, cujos exemplos marcantes tiveram os nossos fundadores e gestores que passaram por mais de um século.


Magali Benjamim de Araújo é professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG. Graduada em Farmácia pela UNIFAL-MG e em Farmácia Bioquímica também pela UNIFAL-MG, a docente possui doutorado em Fármacos e Medicamentos pela USP. Atualmente lidera o Núcleo Controle de Qualidade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, além de compor os colegiados do curso de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Atua na área da Farmácia com ênfase em análise e controle de fármacos e medicamentos, polimorfismo em fármacos, validação analítica, estabilidade, perfil de dissolução e equivalência farmacêutica. Na gestão pública atuou como coordenadora do curso de Farmácia (1993-1995, 2002-2004), como diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (2011-2013) e como vice-reitora da Universidade Federal de Alfenas (2014-2018). A professora é também avaliadora institucional junto ao Inep/MEC e do Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos da Farmacopeia Brasileira.