Egresso da UNIFAL-MG explica projeto que propõe “Zonas 30” para a cidade de Alfenas em áreas que a Universidade se desenvolveu

No dia 30/03, o portal O Alfenense veiculou uma matéria sobre projeto que visa possibilidade de implantação de “Zonas 30” na cidade de Alfenas, contemplando áreas em que a UNIFAL-MG integra espaços físicos. Na oportunidade, o egresso do curso de Ciências Sociais, Guilherme Abraão explicou o modelo de implantação proposto em projeto.

Conforme esclarecido pelo sociólogo, o projeto contemplaria áreas centrais propondo limite de velocidade à 30km/h e outras intervenções, no qual a Universidade integra espaços físicos com seu museu, antigo prédio da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), campus central da Universidade em conjunto com demais prédios públicos culturais, como biblioteca e teatro municipais.

Segundo a matéria, o projeto intitulado “Via do Conhecimento” foi apresentado ao professor e reitor da Universidade Sandro Amadeu Cerveira em março de 2022. “A ideia é transformar o desenho viário das ruas que ligam o antigo prédio Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), situado na Praça Doutor Emílio da Silveira, berço da Universidade, e que atualmente abriga o Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG até o campus central,” afirmou.

“Através de pequenas intervenções para melhorar o desenho na Rua João Florentino da Silva, e ruas laterais como Rua Nicolau Coutinho, Rua Gabriel Monteiro da Silva, Rua Professor Carvalho Júnior, Rua Antônio Carlos, Rua Vereador Marcílio M. Andrade e Rua Pio XII. Desta forma teríamos a primeira Zona 30 de Alfenas. A ideia seria inaugurar o espaço para comemorar e celebrar os 110 anos da UNIFAL, que se completa agora em 3 de abril,” completou.

Leia a reportagem completa no link: https://www.oalfenense.com.br/noticia/65296/alfenas-merece-zonas-30

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.