Lançamento de Carimbo Comemorativo marca sessão solene em comemoração aos 110 anos da Instituição

Origem da UNIFAL-MG foi celebrada neste 3 de abril com ato de hasteamento das bandeiras e cerimônia de obliteração de selo postal personalizado

A UNIFAL-MG e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) lançaram, nesta quarta-feira, 3 de abril, o Selo Postal Personalizado e o Carimbo Comemorativo que marcam os 110 anos da Instituição, rumo aos 20 anos de Universidade, em sessão solene do Conselho Universitário, realizada no auditório Leão de Faria, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Durante os próximos 30 dias, os serviços postais, saídos de Alfenas, levarão o nome da UNIFAL-MG para todo o Brasil.

Ato de Hasteamento das Bandeiras. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

O evento aconteceu após o Ato de Hasteamento das Bandeiras alusivo aos 110 anos da Instituição, do qual participaram: o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; a docente com menor tempo de Instituição, lotada na Faculdade de Odontologia na Sede, Profa. Marta Miyazawa; o técnico administrativo com menor tempo de Instituição, lotado no Núcleo de Tecnologia da Informação na Sede, Luiz Augusto de Lima, e o discente do curso Biomedicina, Bernardo Silva.

Na cerimônia de lançamento do selo comemorativo, integraram a mesa: o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; o vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira; a vice-decana do Conselho Universitário (Consuni), Profa. Cássia Carneiro Avelino; a subgerente de Comércio Eletrônico dos Correios de Minas Gerais, Sirlei Silva Amorin Gonçalves, e a representante do corpo discente, a acadêmica Larissa da Costa, do curso de Biomedicina.

Em sua fala, reitor da UNIFAL-MG fala da importância da Instituição para a região. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Abrindo a sessão, o reitor agradeceu a presença dos conselheiros e demais membros da comunidade universitária, bem como os representantes dos Correios. Em seguida, discursou sobre a importância da Universidade em Alfenas e região. “Guardadas as devidas proporções, Alfenas em Minas Gerais se coloca junto a outras cidades do mundo, cuja história está claramente entrelaçada com a vida universitária”, enfatizou.

Conforme ele, Alfenas se compara às cidades de Salamanca (Espanha) e Bolonha (Itália), haja vista o impacto da existência da UNIFAL-MG para a população, oportunizando uma formação de excelente qualidade não apenas a jovens, mas a todos aqueles que procuram qualificação profissional.

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação – Profa. Vanessa Marques. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Após a fala do reitor, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques, reforçou a relevância da Instituição, ao dizer que a data dos 110 anos deve ser comemorada com alegria porque a UNIFAL-MG é uma instituição que acolhe, forma, sustenta e modifica a vida de milhares de pessoas. “Nós melhoramos a formação dos nossos jovens nas escolas das cidades, nós desenvolvemos projetos de pesquisas de bastante impacto, nós formamos pessoas em nível da graduação e da pós-graduação, tanto stricto sensu quanto lato sensu, com grande qualidade e nós fazemos a diferença nessa região”, afirmou.

Na sequência, o pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Lima Ferreira, relembrou a história institucional que teve início com dois cursos, passando a oferecer um terceiro depois de muitas décadas e somente a partir dos anos 2000 se expandiu.

Pró-reitor de Graduação – Prof. Wellington Ferreira. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

“Não somos uma Universidade enorme, mas uma Universidade que se expandiu e que hoje oferece formação em várias áreas e eu acho que nos cabe um agradecimento a pessoas que ajudaram a consolidá-la e a construí-la”, disse.

O pró-reitor cumprimentou o professor Paulo Márcio Faria e Silva, que foi reitor da UNIFAL-MG durante os mandatos de 2010-2014 e 2014-2018, e também a professora Cássia Avelino, vice-decana do Consuni.

Vice-reitor, Prof. Alessandro Pereira, compartilhou um pouco de sua trajetória na Instituição. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Em seguida, o vice-reitor compartilhou um pouco de sua trajetória na Instituição, destacando, emocionado, a satisfação e a alegria pelos 27 anos dedicados ao serviço público como professor e também como gestor.

“Eu me sinto muito feliz por estar contribuindo para o engrandecimento de quem me deu tanto prazer”, enfatizou o professor Alessandro Pereira.

Ao se dirigir ao público presente, a subgerente de Comércio Eletrônico dos Correios de Minas Gerais, Sirlei Silva Amorin Gonçalves, explicou que os selos comemorativos acompanham e registram a evolução do tempo nesses 360 anos dos Correios. “Os Correios têm eternizado por meio da filatelia os fatos marcantes da história do país, da cultura de instituições tão representativas como a UNIFAL-MG”, disse.

Subgerente de Comércio Eletrônico dos Correios de Minas Gerais – Sirlei Gonçalves. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Como uma marca postal, o Carimbo Comemorativo ficará por 30 dias na Agência de Correios da cidade de Alfenas, para obliteração de todos os serviços postais. Após este prazo, o carimbo seguirá para o Museu Filatélico Nacional dos Correios, em Brasília, compondo o acervo, onde a UNIFAL-MG irá figurar com honra sobre o momento histórico.

As primeiras obliterações foram acompanhadas pelo reitor, Prof. Sandro Cerveira; pela vice-decana do Consuni, Profa. Cássia Avelino, e pela representante do corpo discente, a acadêmica Larissa da Costa, do curso de Biomedicina.

 

Curiosidade

Há 20 anos, quando a Instituição completou 90 anos de fundação, celebrados em abril de 2004, também ocorreu o lançamento de um selo comemorativo. Conforme registro do informativo “Jornal da Efoa”, a Instituição foi a primeira do estado de Minas Gerais a participar do projeto do selo personalizado e carimbo comemorativo.

Na capa do informativo foi assim destacado: “Vanguarda: Efoa tem o primeiro selo personalizado de Minas”. Confira:

Quem não participou da solenidade, pode assistir na íntegra pelo canal da UNIFAL-MG no YouTube, neste link.


Leia também:

Ao completar 110 anos de fundação institucional, UNIFAL-MG se consolida como uma das universidades mais importantes do país
‘Neste momento de comemorar os nossos 110 anos, é fundamental que tenhamos a consciência de que esse é um trabalho de gerações’, destaca o reitor

UNIFAL-MG é homenageada pela Câmara Municipal pelos 110 anos de história institucional
Moção de Congratulações e Aplausos destaca o papel da Universidade no desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social de Alfenas e região