UNIFAL-MG é homenageada pela Câmara Municipal pelos 110 anos de história institucional

Moção de Congratulações e Aplausos destaca o papel da Universidade no desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social de Alfenas e região

A UNIFAL-MG recebeu uma Moção de Congratulações e Aplausos da Câmara Municipal de Alfenas pelos 110 anos de fundação institucional e reconhecimento da importância da Instituição para Alfenas e região.

De autoria da vereadora Kátia Goyatá, a Moção de Congratulações e Aplausos foi inserida em ata pela Casa Legislativa, na reunião de segunda-feira, 1º de abril, oportunidade em que representantes da Universidade e membros da comunidade acadêmica estiveram presentes. A entrega da moção abriu a semana de celebração do aniversário da Instituição.

Vereadora Kátia Goyatá foi a proponente da Moção de Congratulações e Aplausos à UNIFAL-MG. (Foto: Dicom/UNIFAL-Mg)

“Considerando que a Universidade Federal de Alfenas tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social de Alfenas e região, produzindo conhecimento de relevância nacional e internacional, sendo um farol de inclusão e diversidade, proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento para uma ampla gama de indivíduos, promovendo assim a equidade e a justiça social; expressamos nossa admiração e reconhecimento aos membros desta instituição por seu compromisso e dedicação ao longo dos anos. Que esta Moção seja um testemunho do nosso apreço e desejo de sucesso contínuo para a UNIFAL-MG”, sublinhou a vereadora Kátia Goyatá na justificativa da moção.

Ao receber a homenagem em nome da Universidade, o professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, esclareceu que a Universidade Federal de Alfenas não nasce como universidade federal, mas como Escola de Farmácia e Odontologia e foi crescendo no decorrer das décadas. “Essa é uma obra de construção do tempo, no tempo daqueles como o Dr. Leão de Faria, que sonharam, pensaram e construíram ao longo de décadas aquilo que nós chamamos hoje de Universidade Federal”, destacou.

“Que esta Moção seja um testemunho do nosso apreço e desejo de sucesso contínuo para a UNIFAL-MG”, sublinhou a vereadora Kátia Goyatá na justificativa da moção entregue ao reitor, Prof. Sandro Cerveira. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Além de agradecer pelo reconhecimento, o reitor salientou três dimensões de interconexão entre a cidade de Alfenas e a Universidade. A primeira delas, segundo ele, é a educacional e cultural, que está diretamente ligada à missão da Universidade em formar profissionais, oferecer cursos de qualidade, além de projetos e serviços por meio da extensão universitária, tais como os atendimentos à população nas clínicas.

“Ter uma universidade pública federal da qualidade da Universidade Federal de Alfenas, na cidade de Alfenas, traz um impacto extremamente significativo na possibilidade da formação, da qualificação profissional, não apenas dos jovens e das jovens, como normalmente nós destacamos, mas das pessoas de todas as idades”, destacou.

Segundo o professor Sandro Cerveira, a outra dimensão que conecta a UNIFAL-MG à cidade de Alfenas tem relação com o aspecto econômico, tendo em vista o impacto que o recurso aportado pelo Governo Federal, nos salários de servidores e colaboradores terceirizados, bem como no funcionamento da Universidade, como recursos de custeio e capital, traz para a cidade. “Os professores, as professores, os técnicos e as técnicas gastam os seus salários na cidade e isso impacta no PIB da cidade, no funcionamento econômico e na qualidade dos serviços oferecidos”, disse.

“Tanto os empregos diretos como os empregos indiretos, tudo isso faz parte dessa interação e impacta no PIB, nos serviços, na vida, na qualidade e na saúde das pessoas”, complementou.

Além de agradecer pelo reconhecimento, o reitor falou das dimensões que interligam a cidade de Alfenas e a Universidade, para além do aspecto educacional. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A atuação da Agência de Inovação e Empreendedorismo também foi lembrada pelo reitor, por oferecer o serviço de qualificação para empresários. “Temos parcerias que demonstram o quanto isso impacta a própria qualidade e a potência da cidade”, comentou.

“Quero registrar aqui todo o apoio que nós recebemos através dessa Casa, da Prefeitura junto ao Governo Federal, para que nós possamos construir, melhorar e atualizar os nossos recursos para o bom funcionamento da Universidade”, completou.

Na sequência, o reitor falou do terceiro elemento que interliga a cidade à Universidade, o que ele chamou de dimensão “ético-político”. “Uma cidade não é a mera somatória dos seus prédios, nem mesmo a somatória dos seus cidadãos. Uma cidade é algo maior, é uma singularidade na qual a soma das partes é maior do que o próprio todo”, discursou.

“Aquilo que nós chamamos de Alfenas, aquilo que nós chamamos de Sul de Minas, de Poços, de Varginha, é diferente da mera somatória da sua dimensão urbana. É uma comunidade ou um grupo de comunidades, compostas pelas pessoas e pelas instituições que nela interagem. Nesse sentido, uma universidade contribui justamente, criando fluxos, criando pressões e ao mesmo tempo contribuindo e recebendo o tensionamento entre as diferentes instituições para construir algo novo”, contextualizou.

Na oportunidade, os vereadores e demais presentes na reunião assistiram ao vídeo institucional da UNIFAL-MG. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Após a fala do reitor, os vereadores e demais presentes na reunião assistiram ao vídeo institucional da UNIFAL-MG. Na sequência, os vereadores parabenizaram a Instituição, momento em que muitos aproveitaram para relembrar o impacto que a Universidade teve na vida de parentes e amigos.

Da equipe diretiva da Universidade, marcaram presença na reunião também: o vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira; o pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Lima Ferreira; a pró-reitora adjunta de Graduação, Profa. Roberta Seron Sanches; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, a Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques; a pró-reitora adjunta de Extensão, a Profa. Giovana de Fátima Lima Martins; a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, a Profa. Cláudia Gomes; o pró-reitor adjunto de Assuntos Comunitários e Estudantis, Julio Cesar Barbosa; o pró-reitor de Administração e Finanças, Prof. Mayk Vieira Coelho; o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Lucas Cezar Mendonça, e a procuradora jurídica, Soraya Helena Coelho Leite.