Projeto ‘Odontologia Hospitalar para Pacientes Oncológicos’ recebe o título de “Benfeitor Honorário” do Vida Viva Alfenas

Homenagem é um reconhecimento pela contribuição do serviço de odontologia hospitalar a pacientes em tratamento oncológico

Durante o aniversário de 22 anos do Vida Viva Alfenas, o projeto de extensão “Sorria para a Vida – Odontologia Hospitalar para Pacientes Oncológicos”, desenvolvido pela Faculdade de Odontologia (FAO) da UNIFAL-MG, recebeu o título de “Benfeitor Honorário” da entidade. A homenagem aconteceu no espaço Estação Cafezal em Flor, no dia 22 de março, oportunidade em que estiveram presentes os professores, Leandro Araújo Fernandes e Daniela Coelho de Lima, coordenadores do projeto.

Placa alusiva ao título “Benfeitor Honorário”. (Foto: Arquivo/Vida Viva Alfenas)

Em sua quarta edição, a homenagem faz parte da celebração anual do aniversário da entidade, e tem por objetivo agraciar pessoas, empresas e outras instituições que se destacam por suas contribuições às causas da luta contra o câncer, do voluntariado, da mobilização pelos direitos humanos e pela cidadania.

A placa alusiva destaca os seguintes dizeres: “A Associação dos Voluntários do Vida Viva Alfenas tem a honra de conceder o título de Benfeitor Honorário ao Projeto Sorria Para a Vida – Odontologia Hospitalar Para Pacientes Oncológicos – UNIFAL-MG em reconhecimento por suas inestimáveis contribuições à entidade através da oferta voluntária de cuidados odontológicos especializados para pessoas de baixa renda em luta contra o câncer.”

No momento da entrega da placa aos representantes do projeto, a organização enfatizou: “Esta homenagem, formalmente, é para um projeto de extensão da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Mas, mesmo com toda a beleza e importância do projeto, queremos pedir licença para homenagear as pessoas, os seres humanos que fazem parte dele… que são a alma dele.”

O mestre de cerimônias explicou que a Vida Viva Alfenas mantém um consultório odontológico em sua sede, no qual busca oferecer atendimento com qualidade técnica e humanidade, na mesma medida, para seus assistidos.

O coordenador do projeto, o professor Leandro Fernandes, recebe a placa alusiva ao título “Benfeitor Honorário”. (Foto: Arquivo/Vida Viva Alfenas)

“Quando, em 2022, a turma da Odontologia da UNIFAL-MG iniciou essa parceria com a Vida Viva, nós tivemos a certeza de que eles são os profissionais certos, mas, acima disso, as pessoas certas para cuidar da saúde bucal dos pacientes com o amor, o respeito e a competência que são a marca da associação. Com todo o nosso carinho e reconhecimento, vamos aplaudir os representantes do ‘Sorria para a Vida: Projeto Odontologia Hospitalar para pacientes oncológicos’. Em nome da Vida Viva, muito obrigado… e parabéns!”

Após receber a placa com o título, em nome do projeto, o professor Leandro Fernandes enfatizou: “Nós estamos representando a Universidade Federal de Alfenas e nós fomos abençoados por fazer parte desse projeto, porque nós temos a oportunidade de cumprir uma das vertentes da Universidade: realizar esse atendimento a comunidade por meio de ações educativas, curativas e reabilitadoras.”

O coordenador se referiu à equipe do projeto como “espetacular” e destacou também o comprometimento dos envolvidos em realizar as atividades. “Ao longo dos anos, nós procuramos desenvolver esse projeto com muito amor e nós nos sentimos muito abençoados em fazer parte dessa família do Vida Viva. Além disso, nós temos a oportunidade de formar profissionais da área da saúde mais humanos que realmente se preocupam com o próximo e isso para nós é muito importante”, salientou.

“Se depender de nós essa parceria nunca irá se findar porque é uma responsabilidade da Universidade com os assistidos do Vida Vida”, afirmou o professor Leandro Fernandes ao receber a homenagem, em nome do projeto. (Foto: Arquivo/Vida Viva Alfenas)

Para o professor, o reconhecimento proporcionado pelo Vida Viva é um incentivo a mais para continuar desenvolvendo o projeto. “Se depender de nós essa parceria nunca irá se findar porque é uma responsabilidade da Universidade com os assistidos do Vida Vida. Assim agradecemos imensamente pelo reconhecimento e pela honra pela homenagem”, finalizou o professor Leandro Fernandes.

Além do professor Leandro Fernandes e da professora Daniela Lima, também marcaram presença no evento: a professora Amanda Beatriz Dahdah Aniceto Freitas; as pós-graduandas, Ana Luiza Marques Reis (mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas), Gabriella Corceti (residente pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família), e os graduandos, Ana Letícia Gonçalves Vizel (ex-bolsista do projeto) e João Vitor da Cruz Pegoraro.

Sobre o projeto

O projeto contempla um conjunto de técnicas que buscam a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das manifestações orais que afetam o paciente internado. Em tratamento oncológico, os pacientes são acometidos por lesões ou doenças na cavidade oral. Tais doenças podem ser decorrentes de tratamentos como hormonioterapia, imunoterapia, quimioterapia e radioterapia ou associadas a depressão do sistema imunológico do paciente. O objetivo do projeto de extensão é desenvolver na Associação Vida Viva de Alfenas um serviço de odontologia hospitalar que ofereça à comunidade um tratamento preventivo/curativo e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida.