Em clima de alegria e saudosismo, egressos da Farmácia e da Odontologia celebram, respectivamente, 25 e 50 anos de formados na Instituição

A famosa citação “Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”, de Antoine de Saint-Exupéry, escritor, ilustrador e piloto francês, sintetiza a emoção estampada no rosto de cada um dos participantes das solenidades comemorativas do Jubileu de Prata do curso de Farmácia, turma 1999, e Jubileu de Ouro do curso de Odontologia, turma de 1974.

Os eventos, que aconteceram na tarde de sexta-feira, 05/04, no auditório Leão de Faria, na Sede, integraram a programação dos 110 anos de fundação institucional – rumo aos 20 anos de Universidade. O momento reuniu familiares e amigos para prestigiar as lembranças de quem passou e deixou sua marca na Instituição.

Jubileu de Prata – Turma de Farmácia – 1999
Turma do curso de Farmácia de 1999. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Durante a solenidade, os 24 farmacêuticos egressos da turma de 1999 da Farmácia receberam o diploma comemorativo que marca o 25º ano de formados. O diploma foi entregue pela diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, a professora Maria Rita Rodrigues; pela coordenadora do curso de Farmácia, a professora Angélica Rosa Faria, e pelo homenageado da turma, o professor Lázaro Moscardini D’Assunção, que representou o corpo docente da época.

A farmacêutica Alessandra Valera Oliveira, homenageou o professor José Antônio Leite. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Na sequência, a farmacêutica Alessandra Valera Oliveira, homenageou o professor José Antônio Leite. O colega de turma Cláudio Donato de Oliveira Santos prestou homenagem ao professor Lázaro Moscardini D’Assunção.

O professor Antônio Luengo Garcia também foi homenageado pela turma, que foi representada pelo Victor Daniel de Salles Santos, na oportunidade. A professora Sandra Maria Oliveira Morais Veiga foi outra docente a receber o carinho dos antigos alunos, entregue pelo farmacêutico André Luís da Silva.

A farmacêutica Elaine Gonçalves da Silva homenageou a professora Cássia Carneiro Avelino e o colega Antônio Élcio Silvestre prestou homenagem à organizadora de eventos da UNIFAL-MG, Michelle Ananias.

Após as homenagens, a farmacêutica Vivian Donato Mendes Fernandes, oradora da turma, fez a leitura de uma mensagem aos presentes. O momento ganhou um acompanhamento especial no piano por Giulia Nakamura, filha do farmacêutico André Luís da Silva, com a música “Por Enquanto” de Renato Russo.

A farmacêutica Vivian Donato Mendes Fernandes, oradora da turma, fez a leitura de uma mensagem aos presentes, acompanhada por Giulia Nakamura, filha do colega André Luís da Silva. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

“Olho ao redor e vejo rostos familiares, relembro os desafios enfrentados as memórias compartilhadas. Realmente é uma experiência verdadeiramente única”, disse.

A oradora destacou a evolução tecnológica e científica que testemunharam desde a formatura há 25 anos, assim como as mudanças em suas próprias vidas profissionais. Vivian Fernandes recordou os dias de dedicação aos estudos, as conquistas profissionais, mas enfatizou as amizades feitas durante a faculdade e que se consolidaram ao longo do tempo.

“Ao longo desses 25 anos vocês se tornaram não apenas colegas de profissão, mas amigos que compartilham laços indestrutíveis. Fizemos parte da história uns dos outros. Passamos por perdas e momentos tristes, homenageamos nossa querida amiga Siréia que não está mais conosco, e lembremos sempre dela com seu sorriso e seu bom humor, quando ela nos chamava carinhosamente de ‘amadinhos’, rememorou.

Além da oradora, também usaram a palavra, a professora Maria Rita Rodrigues; a professora Angélica Rosa Faria; o professor homenageado Lázaro Moscardini D’Assunção e o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira.

Jubileu de Ouro – Turma de Odontologia – 1974
Turma do curso de Odontologia de 1974. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A celebração dos 50 anos de formados da turma de 1974 do curso de Odontologia foi marcada pelo reencontro entre os 37 egressos.

“Nesses 50 anos vividos, a saudade traz essa necessidade de nos vermos de novo, traz a lembrança do que vivemos juntos com plena e verdadeira amizade. A alegria de reconhecer em cada rosto, em cada sorriso o mesmo jovem, a mesma jovem, o mesmo amigo, a mesma amiga, que tanto encantava. O tempo passou, mas o encantamento continua estreitando os nossos laços e viramos a grande ‘família de 74’.”

“Nesses 50 anos vividos, a saudade traz essa necessidade de nos vermos de novo, traz a lembrança do que vivemos juntos com plena e verdadeira amizade”, discursou o cirurgião-dentista Antônio Storino. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Esse é um trecho do discurso proferido pelo cirurgião-dentista Antônio Storino, no momento da leitura da mensagem à turma.

Na oportunidade, os jubilados homenagearam a colega Elba Laudares Pereira Moreira. “Elba, quando fez faculdade, dava aula de Geografia, cuidava de quatro filhos e um enteado. Excelente mãe e esposa. Um exemplo para nós”, disse o orador da turma.

Conforme o egresso, muitos dos encontros realizados nesses 50 anos, terminavam em sua casa em um almoço de despedida. “Com muita simpatia e solicitude abria as portas de sua casa para nos receber”, lembrou.

Os jubilados homenagearam a colega Elba Laudares Pereira Moreira. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Os diplomas comemorativos foram entregues reitor, o professor Sandro Amadeu Cerveira, e pelo diretor da Faculdade de Odontologia, o professor Edmêr Silvestre Pereira Júnior.

Participaram da mesa de honra na solenidade além do orador da turma, também o reitor, o professor Sandro Cerveira; o diretor Faculdade de Odontologia, o professor Edmêr Silvestre Pereira Júnior; o egresso da turma e professor aposentado na UNIFAL-MG, o professor Walter Alves Araújo, e o egresso da turma e também o professor aposentado na UNIFAL-MG, Prof. Mateus Carvalho Leite.