Docente da UNIFAL-MG explica pontos importantes que marcaram a história da Universidade até a criação do campus em Poços de Caldas

No dia 09/04, a TV Plan, publicou uma reportagem sobre os 110 anos de fundação da UNIFAL-MG e a criação do campus com os cursos de engenharia na cidade de Poços de Caldas. Na oportunidade, o professor Cláudio Antônio de Andrade Lima, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade explicou um pouco mais dos principais fatores que destacaram a história da Universidade.

De acordo com o docente, em 1914 foi criado o curso de farmácia, e em 1915 o curso de odontologia pela antiga Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA). “Em 1960 houve a federalização da até antão Escola, oportunizando assim a agregação do curso de enfermagem em 1971. Em 2001 com a entrada dos cursos de biologia e nutrição se transformou em Centro Universitário, que através de uma expansão do curso de química marcou o ano de 2005 com a transição de Centro Universitário para Universidade,” afirmou.

Segundo o professor, quando se fala em 110 anos de UNIFAL-MG, se fala da história dessa Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA). “Somos uma Universidade nova, com menos de 20 anos, e em Poços de Caldas o campus foi iniciado em 2009. Em 2007, por intermédio de um programa governamental da época que viabilizou a expansão das Universidades Federais, foi oportunizado a criação do campus na cidade, com os cursos que temos hoje nas áreas das engenharias,” completou.

Para conferir a reportagem completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=0l8sd6aMKdY&ab_channel=TVPlan

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.