Oficina de mapeamento aéreo com drone vai identificar as atuais condições de uso da agrofloresta do campus Varginha

Atividade acontece no dia 24 de abril e é aberta para participação da comunidade acadêmica e externa

Um grupo formado por discentes e docentes do curso de Geografia, em parceria com o projeto de extensão Escola da Natureza da UNIFAL-MG, promove no dia 24 de abril, na agrofloresta do campus Varginha, a oficina “Mapeamento Aéreo de Agroflorestas Urbanas com Drone: Produtos e Análises”. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados, tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa. Inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível neste link.

Pedro Freitas Ramos Grande – acadêmico do curso de Geografia (Bacharelado) e idealizador da oficina. (Foto: Arquivo Pessoal)

“A proposta da oficina é apresentar os possíveis produtos e análises do mapeamento aéreo usando drone em um contexto de agroflorestas urbanas e como o uso destas tecnologias pode ser direcionado para o planejamento do uso da área”, explica Pedro Freitas Ramos Grande, acadêmico do curso de Geografia (Bacharelado) e idealizador da oficina.

Além de promover a participação da comunidade nas atividades da agrofloresta, a ação de extensão vai abordar temas relacionados à educação ambiental, cartografia social e manejo agroflorestal.

Pedro Grande relata que a ideia de promover a oficina surgiu no final de 2023, quando participou de um mutirão organizado pelo projeto Escola da Natureza, com a participação do permacultor Gabriel Guhr.

“Na ocasião, constatei que estava ocorrendo perda de solo por erosão no local, conforme havia aprendido nas disciplinas de Geomorfologia e Pedologia”, contextualiza.

Prof. Clibson Alves dos Santos (Instituto de Ciências da Natureza) e Prof. Everton Rodrigues da Silva (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas), respectivamente, orientador e supervisor do estágio do qual partiu a ideia da oficina. (Fotos: Arquivo Pessoal)

A situação chamou a atenção do acadêmico, que propôs um levantamento da área a fim de compreender melhor quais eram os potencializadores da erosão. “Tendo a demanda na área, propus que este estudo se desse por meio de um estágio sob orientação do professor Clibson Alves dos Santos (Instituto de Ciências da Natureza) e supervisão do professor Everton Rodrigues da Silva (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas)”, conta.

O projeto de estágio do discente prevê a realização do diagnóstico da agrofloresta para compreender as atuais condições de uso do local e os serviços ecossistêmicos que a área oferece à comunidade. Após identificar o problema, Pedro Grande afirma que a ideia é realizar duas oficinas como medidas de mitigação para conter o avanço da perda de solo por erosão.

Drone – equipamento que será utilizado na oficina. (Foto: Arquivo Pessoal)

“A primeira é esta, na próxima semana, em que apresentaremos o aerolevantamento com drone, bem como as suas possíveis aplicações, além de aproximar a comunidade das atividades realizadas na agrofloresta. Nela, será apresentado também o projeto e seus objetivos”, detalha.

Conforme o acadêmico, a outra oficina deve acontecer no final do semestre quando o grupo pretende apresentar os produtos gerados e os resultados do estudo. “Serão discutidos os resultados e apresentados para a comunidade a fim de dar uma conclusão ou um desfecho do que foi abordado na primeira oficina”, comenta.

Sobre a oficina

A primeira oficina, que acontece na próxima quarta-feira (24/04), terá início às 9h, com previsão de ocorrer até por volta das 13h.  Na programação, o grupo incluiu uma conversa inicial para apresentar os equipamentos que serão utilizados e suas aplicações. Em seguida, será realizado o voo com drone pela agrofloresta a fim de possibilitar um olhar prático das técnicas de mapeamento. “Traremos noções básicas de cartografia, topografia e aerofotogrametria”, conta o acadêmico.

Na oficina também serão apresentados: o software (DroneDeploy), utilizado para realizar o voo, e a legislação vigente acerca deste tipo de atividade. “Após o sobrevoo, se oportuno, serão feitos os passos iniciais de processamento das imagens capturadas pelo drone”, adiantou.

As inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/jNSkLaTPBB5d3GLf8.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo WhatsApp: (35) 98869-3269.

Quem for participar, deve levar água, boné, protetor solar e lanche.

(Foto de destaque: Registro da primeira edição do curso de Design em Permacultura, realizado em 2022, no campus Varginha)