Projeto de extensão vai coletar percepções sobre educação, democracia e sobre a UNIFAL-MG para cápsula do tempo comemorativa dos 110 anos de Instituição e de 15 anos do campus Varginha

Iniciativa é do campus Varginha e busca reforçar a importância da democracia e da educação

Em comemoração aos 110 anos de Instituição e aos 15 anos do campus Varginha, um projeto de extensão do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) vai registrar percepções sobre educação e democracia em cápsula do tempo. Para participar, o interessado deve preencher um formulário identificado com as perspectivas pessoais e coletivas em relação à educação superior, à democracia no Brasil, à UNIFAL-MG e ao campus Varginha. As participações serão selecionadas e impressas para integrar a cápsula. O questionário está disponível em: https://bit.ly/446ibcV.

Além das percepções de toda comunidade, a cápsula do tempo vai armazenar pendrives com documentos, áudios e gravações em vídeo, e materiais impressos dos cursos e de projetos do campus Varginha, em contexto com os 110 anos da UNIFAL-MG e os 15 anos do campus Varginha. “Os materiais devem ser a expressão dos desejos de diferentes atores da esfera pública do ensino superior no tocante ao fortalecimento da democracia e da Universidade Pública e gratuita, da UNIFAL-MG e do Campus Varginha”, explica a professora Janaina Fernandes, coordenadora do projeto. A coleta do material, incluindo o formulário, ocorre até o dia 9 de maio.

O recipiente da cápsula do tempo está em exposição na Biblioteca do Campus Varginha. (Foto: Divulgação)

As propostas e percepções serão selecionadas e organizadas por tipo. A cápsula do tempo “Desejos aos 30 anos do Campus Varginha” será lacrada no mês de junho deste ano e permanecerá selada até 2039. A abertura está prevista para as comemorações dos 30 anos do campus.

De acordo com a coordenação, a exigência é o alinhamento das percepções e dos materiais à temática do projeto ao expressar o futuro e a importância da universidade pública e gratuita, da UNIFAL-MG, do campus Varginha e da democracia brasileira nos próximos 15 anos. “Contamos com a participação de todos os alunos, servidores e docentes e, em especial, solicitamos que cada curso de graduação e pós-graduação do Campus de Varginha selecione material para compor a cápsula. E, também, da comunidade externa que trabalha em parceria com a UNIFAL-MG em atividades de ensino, de pesquisa e de extensão”, reforça Janaína Fernandes.

Para a coordenação, a iniciativa vai permitir uma reflexão crítica da democracia atual e possibilitar o diálogo e um aprofundamento na compreensão do discurso político e acadêmico, e expressar os desejos de fortalecimento democrático e do ensino superior gratuito de qualidade. “Aprofundar entre os participantes a percepção da importância da democracia, das universidades e a compreensão do significado das ações políticas em seu entorno de forma mais consciente, permitindo com isso uma consciência cidadã, é o que esperamos de resultado”, finaliza a coordenadora do projeto.

O projeto também é coordenado pela professora Elisa Zwick, do ICSA, e apoiado pela direção do campus Varginha. Informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail da coordenação: janaina.fernandes@unifal-mg.edu.br.