Estudante da UNIFAL-MG acumula títulos de tricampeão e bicampeão em competições de atletismo na categoria universitária de Lançamento de Dardos

Atleta garantiu uma vaga nos Jogos Universitários Brasileiros que acontecem em Brasília, no mês de outubro

Samuel Venâncio, estudante do 8º período do curso de Engenharia Química da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, foi tricampeão na categoria universitária de Lançamento do Dardo no Troféu Adhemar Ferreira da Silva, no dia 06 de abril, e bicampeão no Lançamento do Dardo nos Jogos Universitários Mineiros 2024 (JUMs), que aconteceram de 26 a 31 de março, em Monte Carmelo (MG). A vitória de Samuel Venâncio no JUMs garantiu uma vaga do atleta nos Jogos Universitários Brasileiros 2024 (JUBs).

Samuel Venâncio é estudante do 8º período do curso de Engenharia Química da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas. (Foto: arquivo pessoal/Samuel Venâncio)

Além do atletismo, cuja prova de Lançamento do Dardo faz parte da modalidade, a edição 2024 dos jogos mineiros contou com disputas de basquete, futsal, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Ao relatar o desempenho nas competições, o estudante compartilhou ter treinado bastante e superado algumas lesões no período de base, conhecido pelo momento de preparação para as competições da temporada atual. “Superei algumas lesões nesse período e estamos obtendo resultados muito positivos nessa temporada. Então, competir o JUMs e, mais uma vez, ser campeão, além de garantir a vaga para o JUBs, mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

A prova de Lançamento do Dardo faz parte da modalidade Atletismo. (Foto: arquivo pessoal/Samuel Venâncio)

O atleta demonstra bastante entusiasmo para competir os Jogos Universitários Brasileiros: “Estou 100% focado e treinando muito para buscar o título brasileiro. Fiquei muito feliz com a classificação, agora é manter o foco nos treinos, me preparar bem e fazer uma ótima competição, em outubro, visando a medalha de ouro”, declara.

Segundo Samuel Venâncio, a participação dele no JUMs e nas demais competições foram possíveis por conta da filiação da UNIFAL-MG junto à Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) por meio do apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace).

“Ainda tenho muito que mostrar nesse esporte. Temos traçado, ainda para este ano, outras competições representando a UNIFAL-MG, como também alguns torneios e campeonatos representando o meu clube KIATLETA”, destaca o atleta.

Vale mencionar que, em 2022, o universitário conquistou o Adhemar Ferreira da Silva, ocasião em que foi noticiado na matéria intitulada “Estudante de Engenharia da UNIFAL-MG campus Poços de Caldas é campeão no Troféu Adhemar Ferreira da Silva na categoria universitária“.

Os Jogos Universitários Brasileiros 2024 (JUBs) terá sua 72ª edição da competição sediada em Brasília, de 7 a 17 de outubro deste ano.

Confira, abaixo, as fotos da competição. (Foto: arquivo pessoal/Samuel Venâncio)