Projeto da Escola de Enfermagem voltado para vigilância e atenção à saúde da população LGBTQIAP+ de Alfenas é contemplado em edital nacional de fomento

Proposta visa atender às necessidades de qualificação do atendimento à população LGBTQIAP+ nos serviços do SUS

O projeto de extensão “Vigilância em saúde e integralidade da atenção à população lgbtqiap+ na atenção primária à saúde” da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG foi contemplado na 2ª edição do Programa de Extensão para a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a Participação da Comunidade – PNVS Comunidade (Edital N° 12/2022 – UnB/Dex). O programa visa a inovação, em âmbito nacional, de projetos de extensão voltados para o fortalecimento e a implementação das ações de vigilância e promoção em saúde.

Da esquerda para a direita: as estudantes, Natalia Bonomi (voluntária), Bianca Faria Sacramento Costa (voluntária), Karina Ribeiro Silva Pereira (bolsista) e Isabella Karen de Melo Queiroz (bolsista) – parte dos integrantes do projeto, e as docentes coordenadoras do projeto, professora Patrícia Scotini Freitas e professora Simone Albino da Silva. (Foto: Arquivo/Simone Albino)

Coordenado pelas professoras Patrícia Scotini Freitas e Simone Albino da Silva, docentes da Escola de Enfermagem, o projeto aprovado foi desenvolvido a partir de dois trabalhos de iniciação científica orientados por elas na Instituição: “Atendimento ginecológico à população de homens transgêneros” e “Atenção ginecológica ao homem transexual na atenção primária à saúde: caracterização do acesso e utilização”.

“Estes projetos produziram como resultado um panorama de necessidades de qualificação do atendimento à população LGBTQIAP+ nos serviços da atenção primária à saúde, principal porta de entrada para o SUS”, narra a professora Simone Albino.

A proposta tem por objetivo fortalecer as ações de vigilância, de promoção à saúde e prevenção direcionadas à população LGBTQIAP+ na atenção primária à saúde de Alfenas, no sentido de instrumentalizar e qualificar o processo de trabalho para o enfrentamento dos principais problemas que acometem essa população.

“O projeto se justifica na potencialidade da educação permanente em saúde como instrumento de desenvolvimento da qualidade da atenção primária à saúde e de consolidação dos princípios da equidade e integralidade em saúde, no sentido de reduzir a vulnerabilidade da população LGBTQIAP+”, pontua a professora Patrícia Scotini.

De acordo com o cronograma, o projeto, já em execução, deve ser concluído em março de 2025, e prevê a realização de ações em duas frentes de trabalho. Na primeira, a equipe trabalha na identificação e captação de apoio da liderança do movimento LGBTQIAP+ de Alfenas. Nessa etapa, também será feita a sensibilização dos atores sociais, os quais operacionalizam a gestão e a assistência nas diferentes instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS), e a apresentação do projeto à Coordenação da Atenção Básica de Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde de Alfenas.

O grupo deve, ainda, elaborar materiais educativos sobre os aspectos gerais de cidadania e dos determinantes sociais do processo saúde e doença que perpassam a identidade de gênero e a orientação sexual bem como a promoção, proteção e recuperação da saúde enfatizando as ações de saúde disponíveis no SUS para a população LGBTQIAP+.

A segunda frente de atuação consistirá em uma ação de educação permanente em saúde da população LGBTQIAP+, por meio de seis encontros realizados na UNIFAL-MG, tendo como público-alvo os enfermeiros da atenção primária à saúde do município de Alfenas. “Para instruir cada um desses encontros serão convidados profissionais de referência no atendimento à esta população”, enfatiza a professora Simone Albino.

Além das professoras Patrícia Scotini e Simone Albino, também participam do projeto, os estudantes do curso de Enfermagem: Natalia Bonomi (voluntária), Bianca Faria Sacramento Costa (voluntária), Karina Ribeiro Silva Pereira (bolsista) e Isabella Karen de Melo Queiroz (bolsista) e Felippo de Oliveira Maximum (bolsista).

O Programa PNVS Comunidade

O Programa de Extensão para a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a Participação da Comunidade – PNVS Comunidade é uma ação do Ministério da Saúde, em parceria com o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília – Dex/UnB, com o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e com a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). O edital faz parte do fortalecimento da Rede Nacional de Extensão – RENEX, uma iniciativa do FORPROEX.

Lançada em 2022, a chamada para submissão dos projetos de extensão das instituições de ensino superior contou com a participação de 20 instituições de cinco regiões do Brasil. Na 2ª edição, foram selecionados 55 projetos, dentre os quais o projeto “Vigilância em saúde e integralidade da atenção à população LGBTQIAP+ na atenção primária à saúde” proposto pelas docentes da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG.

Saiba mais sobre o PNVS Comunidade

(Imagem de destaque: Nadzeya Haroshka/Reprodução/Canva Education)