Em aula inaugural na UNIFAL-MG, Liga de Anatomia Orofacial e Estética debate o conhecimento anatômico e a prevenção de complicações em Harmonização Orofacial

A cirurgiã-dentista Ana Beatriz Matumoto, egressa da UNIFAL-MG e atuante na área de Harmonização Orofacial, foi palestrante na aula inaugural da LAOFE. (Foto: arquivo/Dicom)

A UNIFAL-MG realizou, na última terça-feira (16), a aula inaugural da Liga de Anatomia Orofacial e Estética (LAOFE) abordou o tema: “O conhecimento anatômico e a prevenção de complicações em Harmonização Orofacial”. O evento contou com palestra da cirurgiã-dentista Ana Beatriz Matumoto, que é egressa da UNIFAL-MG e atuante na área de Harmonização Orofacial. A convidada buscou propiciar a promoção do conhecimento anatômico e sua importância para a prevenção de complicações em procedimentos clínicos de harmonização orofacial.

Coordenado pela LAOFE, que está sob a coordenação das docentes Érika Pasqua Tavares e  Ana Luiza Dias Leite de Andrade, do Instituto de Ciências Biomédicas, o evento teve como público-alvo os discentes do curso de Odontologia e de cursos de outras áreas da saúde, além de cirurgiões-dentistas e demais interessados na temática.

A aula teve início com a apresentação da LAOFE aos participantes e, em seguida, houve a composição da mesa com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, Prof. José Francisco Lopes Xarão; do diretor do Instituto de Ciências Biomédicas, Prof. Leonardo Augusto de Almeida; e do vice-diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Daniel Augusto de Faria Almeida; da coordenadora da LAOFE, Profa. Eika Tavares; e da discente do curso de Odontologia e presidente da liga, Júlia Zago Capanema Couto.

Na oportunidade, as autoridades da mesa enfatizaram a importância das ligas acadêmicas enquanto potentes estratégias na formação discente, capazes de articular ensino, pesquisa e extensão. Após o pronunciamento dos representantes, a equipe do Conselho Regional de Odontologia Jovem (CRO Jovem) compartilhou experiências de ações realizadas com egressos de Odontologia.

Profa. Erika Pasqua Tavares – coordenadora da Liga de Anatomia Orofacial e Estética (LAOFE) da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo/Dicom)

“Por meio da organização de eventos como este, a Universidade busca divulgar, recordar e esclarecer a importância do conhecimento anatômico para a vivência clínica na Harmonização Orofacial (HOF)”, destacou a coordenadora da LAOFE, Profa. Érika Tavares sobre o impacto de atividades da LAOFE na formação dos discentes.

Segundo ela, com o crescimento do número de profissionais que atuam na área, atividades da LAOFE se configuram como um diferencial na formação dos estudantes e atualização dos profissionais.

Em seguida, a cirurgiã-dentista Ana Beatriz Matumoto iniciou a palestra, abordando, de forma aplicada a casos clínicos, a anatomia de região orofacial e a sua importância para prevenção de complicações clínicas. Ao final, foram realizados sorteios de diversos brindes cedidos pelos patrocinadores do evento.

Também estiveram presentes na aula inaugural a coordenadora adjunta da LAOFE, Profa. Ana Luiza de Andrade; a coordenadora do CRO Jovem, Maria Luiza Moraes Lana; a representante do Instituto Marden Bastos, Mirian Bastos Cruvinel; e membros da comunidade acadêmica e externa à Universidade.

As inscrições para o processo seletivo da Liga de Anatomia Orofacial e Estética (LAOFE) estão abertas. Para mais informações, acesse o Instagram da Liga: @laofeunifal.

Confira, abaixo, as fotos do evento. (Foto: arquivo/Dicom)