Agência de Inovação de Empreendedorismo da UNIFAL-MG realiza segunda oficina de capacitação para corte a laser nos laboratórios maker dos campi Alfenas e Poços de Caldas

A Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9) da UNIFAL-MG realizou a 2ª Oficina de Capacitação para Corte a Laser, no dia 08 de abril, nos Laboratório Niduslab Maker da I9 dos campi de Alfenas e Poços de Caldas, simultaneamente. As atividades foram ministradas pelos bolsistas Rafael Domingues, coordenador das atividades do Niduslab Maker na Unidade Santa Clara; e Leonardo Contreras; atuante nas questões de propriedade intelectual e patentes da UNIFAL-MG no campus Poços de Caldas.

Visando o fortalecer o desenvolvimento da cultura maker na sociedade, a oficina foi oferecida a discentes e docentes da UNIFAL-MG. Em uma abordagem introdutória do tubo laser, foi apresentada a máquina cortadora aos participantes.

Na oportunidade, os bolsistas explicaram como, a partir da aplicação de uma corrente elétrica ao dióxido de carbono encapsulado, é possível obter um laser infravermelho capaz de gravar e cortar diferentes tipos de materiais, desde acrílico, vidro transparente, até MDF, tecidos e papelão.

Oficina de capacitação oferecida no campus Alfenas. (Foto: arquivo/I9)

Após a apresentação, cada participante teve a oportunidade de modelar a própria peça de MDF no software da cortadora a laser, bem como o contato direto com a máquina para produzir a peça modelada. Durante a execução, os participantes conheceram os detalhes de funcionamento, de usabilidade do software de controle numérico computadorizado, bem como receberam orientações sobre a manutenção preventiva e insights sobre como transformar o conhecimento em corte a laser em uma ferramenta de empreendedorismo.

Participantes da oficina oferecida no campus Poços de Caldas. (Foto: arquivo/I9)

Segundo Leonardo Contreras, compartilhar e promover os trabalhos dentro da cultura maker é essencial para sua disseminação e aceitação na universidade. “Ao difundir os princípios e técnicas maker, podemos inspirar uma nova geração de estudantes a abraçar a inovação e a criatividade em seus projetos de pesquisa. Essa divulgação cria um ambiente propício para o florescimento de ideias disruptivas e soluções transformadoras”, afirma.

Rafael Domingues complementa: “O conhecimento e a adoção da cultura maker são fundamentais para estabelecer uma sólida conexão entre a Universidade e a cultura empreendedora. Com uma ‘fábrica de ideias’, a Instituição se torna um espaço onde a diversidade de pensamento é valorizada e incentivada. Essa abordagem prática e colaborativa não apenas prepara os estudantes para os desafios do mundo real, mas também os capacita a liderar e inovar em suas áreas de atuação (sejam elas quais forem), contribuindo assim para uma sociedade mais criativa e resiliente.”

De acordo com a diretora da I9, Izabella Carneiro Bastos, esta iniciativa representa um passo significativo em direção à integração de tecnologias avançadas em nossos processos educacionais e de pesquisa. “A habilidade no corte a laser não apenas amplia as oportunidades de inovação para nossos estudantes e pesquisadores, mas também promove o desenvolvimento de competências altamente demandadas no mercado atual”, salienta.

“Estamos confiantes de que os participantes desta oficina sairão não apenas com conhecimentos práticos sobre essa tecnologia, mas com uma mentalidade renovada para explorar novas fronteiras no campo da inovação. Agradecemos aos facilitadores e aos participantes por contribuírem para o enriquecimento do ambiente acadêmico e por fortalecerem os laços entre a UNIFAL-MG e a comunidade em geral”, finaliza.

Para agendar a visita, entre em contato com a Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG, pelo link: https://www.unifal-mg.edu.br/i9unifal/niduslab-maker/