Egressos do curso de Engenharia Química no exterior reforçam a qualidade da formação acadêmica e científica na UNIFAL-MG

'Ter feito iniciação científica durante a graduação foi essencial para desenvolver minhas habilidades como pesquisadora', conta a engenheira química Vitória Leme, hoje no estado americano de Illinois

A oportunidade de realizar uma pós-graduação ou trabalhar no exterior é um objetivo buscado por muitos jovens que estão concluindo os estudos ou ingressando na carreira profissional. No entanto, as possibilidades não são as mesmas para todos. Para três egressos do curso de Engenharia Química da UNIFAL-MG Poços de Caldas, as chances se apresentaram de maneiras diferentes e, atualmente, encontram-se no estado americano de Illinois, desenvolvendo trabalhos que permitem colocar em prática o aprendizado da formação acadêmica.

Mestrado na Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign (UIUC)
Para Vitória Leme, o título de engenheira química pela UNIFAL-MG foi importante para que conseguisse fazer o mestrado e conquistar o trabalho que exerce hoje. (Foto: Arquivo Pessoal)

Vitória Fernandes Cintra Leme seguiu para os Estados Unidos a fim de fazer mestrado em Engenharia Agrícola e Biológica pela Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign (UIUC). Ao relatar a caminhada que a levou para o mercado de trabalho americano em 2020, a egressa conta que pesquisou por professores que atuavam em sua área de interesse, com os quais entrou em contato em busca de vagas em laboratórios como assistente de pesquisa.

“Assim que fui contemplada com a oportunidade de mestrado e oferta de trabalho como assistente de pesquisa no laboratório do professor Dr. Davidson, recebi as orientações para a retirada do visto americano de estudante (F1). Este visto me garantia a possibilidade de trabalho durante o mestrado e após a graduação por um período adicional de 1-3 anos”, narra, informando que paralelamente, inscreveu-se no processo seletivo para o teste de inglês da prova do TOEFL.

Atualmente, Vitória Leme trabalha na Ancher Daniels Midland Company, a ADM, na cidade de Decatur, no estado de Illinois, como pesquisadora científica na área de enzima, envolvendo seu processo de produção através da fermentação em biorreatores e posterior processamento para extração e purificação.

“Durante meu mestrado, consegui uma oportunidade de trabalho no Integrated Bioprocessing Research Laboratory (IBRL), uma planta piloto de fermentação associada com a UIUC, na qual me deu o primeiro contato com o mercado de trabalho americano e me ajudou a desenvolver habilidades que foram essenciais para fortalecer meu currículo aqui”, relata. “Após minha graduação no mestrado, continuei trabalhando no IBRL por um curto período, e logo após consegui uma vaga na ADM como pesquisadora científica no setor de P&D.”

Para ela, o título de engenheira química pela UNIFAL-MG foi importante para que conseguisse fazer o mestrado e conquistar o trabalho que exerce hoje. “Ter feito iniciação científica com a professora Dra. Grazielle Andrade durante a graduação foi essencial para desenvolver minhas habilidades como pesquisadora e entender o método científico de análise”, detalhou.

A engenheira química acredita que o contato com a pesquisa antes de iniciar o mestrado proporcionou a ela o destaque para conseguir a vaga como aluna no laboratório do professor Dr. Davidson no Departamento de Engenharia Agrícola e Biológica da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign.

Transferência para multinacional situada na cidade de Danville, no estado de Illinois
Transferido para a cidade de Danville, no estado de Illinois, o egresso Felipe Zambello passou a atuar como gerente de qualidade em uma multinacional. (Foto: Arquivo Pessoal)

Felipe Teixeira Zambello é outro egresso da UNIFAL-MG que se encontra em Illinois desde 2023. A multinacional em que o engenheiro químico trabalhava em Poços de Caldas o convidou para compor a equipe de uma planta da empresa na cidade de Danville, no estado de Illinois. Transferido para a cidade, o egresso da Universidade passou a atuar como gerente de qualidade na thyssenkrupp Dynamic Components, empresa que atua no ramo da indústria automotiva.

“Cursando Engenharia na UNIFAL-MG eu pude ingressar na thyssenkrupp como estagiário, a partir daí eu fui crescendo dentro da empresa até que apareceu a oportunidade de ser transferido para os Estados Unidos”, conta.

Ao comentar o impacto da formação acadêmica na UNIFAL-MG, o egresso afirma: “Eu diria que a UNIFAL-MG foi importantíssima para o meu desenvolvimento profissional, mesmo não atuando exatamente em uma indústria química, eu pude aplicar muito dos conceitos e lógica ensinados nas matérias da Engenharia.”

Oportunidade que confirmou o potencial para lidar com desafios

A transferência de Felipe Zambello para a multinacional nos Estados Unidos impactou a vida de Ana Carolina Camargo de Almeida Zambello, sua esposa, também formada em Engenharia Química pela UNIFAL-MG.

Com a ida do marido, ela conseguiu o visto de trabalho e se mudou em novembro de 2023. Apesar das inseguranças em relação à mudança de país e cultura, bem como questionamentos sobre como se reposicionar no mercado de trabalho, a egressa descobriu potencialidades para lidar com o desconhecido.

A transferência de Felipe Zambello para a multinacional nos Estados Unidos impactou a vida de Ana Carolina Camargo de Almeida Zambello, sua esposa, também formada em Engenharia Química na UNIFAL-MG. (Fotos: Arquivo Pessoal)

“Logo na primeira semana eu decidi atualizar meu LinkedIn para o inglês e me surpreendi, pois em questão de horas comecei a receber mensagens de recrutadores”, conta.

Conforme Ana Carolina Zambello, a princípio, conversou por mensagens, até que um recrutador ligou e ela notou que conseguia se comunicar bem em inglês. “Isso me deu um incentivo para começar a tentar mais ativamente as vagas e direcionar meu foco para uma vaga com o ‘match’ perfeito”, narra, dizendo que mudou de postura e não mais recusava conversar em inglês. “Eu considerei cada conversa como um treino”, diz.

A egressa participou de quatro entrevistas e em dezembro de 2023 recebeu a notícia de que havia sido aprovada no processo seletivo. Atualmente é planejadora de Supply Chain, na PepsiCo. “Cuido do planejamento de algumas linhas de panqueca da Quaker, desde o planejamento de matéria-prima, planejamento de produção e planejamento de distribuição para os DCs dos Estados Unidos”, compartilha.

Para a egressa, a passagem pela UNIFAL-MG garantiu um desenvolvimento formativo que foi além do aprendizado na área de Engenharia Química. “Fora o ambiente de estudos, a UNIFAL-MG proporcionou a oportunidade de me desenvolver em grupos multidisciplinares, que me ajudaram onde estou hoje”, enfatiza. “Como integrante do grupo PET Ciência de Poços de Caldas, pude aprender como trabalhar e gerenciar equipes, desenvolver planejamento estratégico, falar em frente ao público e me entregar a cada novo desafio”, pontua.

Vale mencionar que, além dos egressos, também se encontra no Instituto de Física da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, o pesquisador Fernando Gonçalves Gardim, professor de Física do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), da UNIFAL-MG Poços de Caldas. Ele foi contemplado pelo Programa Fulbright de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos para passar um período desenvolvendo atividades de pesquisa, cujo foco está em investigar a formação de um estado da matéria de altas energias.

Leia a matéria: Pesquisador da UNIFAL-MG é contemplado pelo Programa Fulbright de Intercâmbio para desenvolver pesquisa em Física Nuclear nos Estados Unidos

(Imagem de destaque: Egressa Vitória Leme em laboratório de pesquisa sobre enzima na empresa ADM – Ancher Daniels Midland Company, na cidade de Decatur, no estado de Illinois)