UNIFAL-MG sedia fórum das comissões de processos seletivos de instituições de Minas para debate sobre acesso ao ensino superior e formas de ingresso além do Sisu

A UNIFAL-MG sediou nos dias 25 e 26/04, o Fórum das Comissões de Processos Seletivos das Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais (FORCOPS), que reuniu representantes de universidades e instituições do estado, no campus Poços de Caldas da Instituição.

Conforme Geraldo Liska, diretor de Processos Seletivos da UNIFAL-MG e atual presidente do FORCOPS, os encontros do fórum permitem um espaço de diálogo constante entre as comissões de processos seletivos, facilitando a troca de experiências, boas práticas e desafios enfrentados por cada instituição. “Esse diálogo contínuo leva a melhorias significativas nos processos seletivos, promovendo eficiência e transparência”, diz.

Geraldo Liska (diretor de Processos Seletivos e atual presidente do FORCOPS), Profa. Roberta Sanches (pró-reitora adjunta de Graduação) e Prof. Alessandro Pereira (vice-reitor). (Arquivo/Geraldo Liska)

O vice-reitor, o professor Alessandro Antônio Costa Pereira, participou da abertura do evento, oportunidade em que agradeceu a presença dos participantes e reforçou a importância do trabalho das comissões de ingresso nas instituições.

Na ocasião, o professor lembrou sua experiência na atuação como pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da UNIFAL-MG, quando acompanhou de perto a seriedade do trabalho de comissões como a do FORCOPS, principalmente com relação aos cotistas, o que permitiu que novos alunos pudessem também ter acesso à assistência estudantil.

A mesa de abertura também foi composta pela pró-reitora adjunta de Graduação, a professora Roberta Seron Sanches, que contribuiu com as discussões levantadas pelo Colégio de Pró-Reitores de Graduação das IFES (COGRAD).

“Foi um momento de muitas reflexões, compartilhando experiências e até terapêutico, porque ali vemos colegas com os mesmos conflitos, mas, por outro lado, coletamos vivências cada vez mais positivas para cuidar dos nossos processos de seleção”, relatou Geraldo Liska.

Embora fosse um encontro das instituições de Minas Gerais, o evento contou com representantes de outros estados, como Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. “Isso convalida a força do FORCOPS em agregar cada vez mais os anseios e preocupações de todos aqueles que lidam com processos seletivos de ingresso em âmbito nacional”, afirma o atual presidente do fórum.

Além de representantes de instituições de Minas Gerais, o evento contou com participantes de outros estados, como Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. (Foto: Arquivo/Geraldo Liska)

Além do encontro, a proposta foi formalizar um documento a ser encaminhado à Secretaria de Educação Superior sobre as impressões e sugestões de mudanças para as novas edições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Participaram do encontro representantes das seguintes instituições:

• Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG);
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG);
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG);
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS);
  • Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG);
  • Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES);
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ);
  • Universidade Federal do ABC (UFABC);
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM);
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIFASF);
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).